Compacto elétrico deve estar disponível em três versões para brigar com Fiat 500e, Peugeot 208 e Citroën C3 elétrico

Texto: Marcos Camargo Jr.
Fotos: site Autocar UK/ reprodução

O Renault 5 é um dos carros mais aguardados pelos clientes da marca e deve estrear no Salão de Paris no próximo mês. O compacto usa a nova plataforma Ampr Small de uma nova geração de carros depois do Zoe alinhado em tecnologia com o que o Megane oferece porém dentro de uma proposta mais acessível.

O Renault 5 é baseado em uma nova arquitetura que teve o preço reduzido em 30% no custo de desenvolvimento e por isso espera-se que o carro custe até 25 mil euros, nem tão barato quanto o Citroën e-C3 mas não tão caro quanto o Fiat 500e.

Dando prioridade à dinâmica e à necessidade de incluir muitos componentes elétricos em um corpo um pouco menor do que o do Clio, com 3,92 m de comprimento e 1,8m de largura, houve várias inovações para reduzir peso e espaço. A ideia da Renault é atualizar sua linha de elétricos enquanto fica cada vez mais claro que os elétricos fazem sentido para a cidade e pequenos deslocamentos como foram clássicos como Renault 4, Twingo e os primeiros Clio.

Motor e bateria esperados

A Renault divulga que o novo 5 terá tecnologia que permitiu diminuir o peso das baterias para cerca de 240kg, do inversor elétrico em 15kg e do carro em geral para alcançar mais eficiência.

O Renault 5 terá três opções de motor: 94cv, 121cv e 148cv, sendo que a versão intermediária é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.

Ambas as baterias estarão disponíveis, com a Renault alegando uma autonomia de 300 km para o modelo de 40 kWh e 400 km para a versão de 52 kWh. Os carros com a bateria menor terão capacidade de carregamento rápido de 80 kW em corrente contínua, enquanto os de 52 kWh chegarão a 100 kW. Em ambas as versões, o Renault 5 pode fornecer até 11 kW para dispositivos externos através de sua porta de carregamento, o que significa que ele pode se integrar à rede elétrica com maior eficiência.

Seus motores serão produzidos na fábrica de Cléon, que construiu motores para o Renault 5 original, além de muitos outros modelos, incluindo o Alpine A110, a van Renault Estafette e até os primeiros Twingos. A montagem do veículo ocorrerá ao lado do Mégane E-Tech em Douai, onde as baterias também serão produzidas quando uma nova gigafábrica for inaugurada em meados de 2025.

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