Antes da chegada do novo Jeep Grand Cherokee com tecnologia híbrida plug-in, veja como foi a trajetória do SUV
O Jeep Grand Cherokee é um dos SUVs mais populares do mundo. Desde 1992, o modelo tem sido sinônimo de sofisticação, robustez e tecnologia. De olho na chegada de um modelo tão famoso, a Revista Carro fez um Guia de Compra sobre o utilitário e, agora, traz uma breve linha do tempo.
Primeira geração – 1992 – O Jeep Grand Cherokee apareceu pela primeira vez, quebrando a vidraça, no Salão de Detroit. Na época, ele estava equipado com motor V8 de até 5,9 litros.
Segunda geração- 1998 – Com design ainda mais moderno e atualizado, SUV novos motores, como o V8 de 4,7 litros. Outra novidade era o sistema de tração nas quatro rodas. Também havia uma transmissão, controlada eletronicamente, que produzia mudanças mais suaves.
Terceira geração – 2004 – Renovado, o Grand Cherokee incorporou um V6 de 3,7 litros e o renomado HEMI V8 de 5,7 litros, que pela primeira vez equipava um Jeep. Além disso, havia três sistemas 4×4 exclusivos, o Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e o Quadra-Drive II.
Quarta geração – 2011 – Totalmente novo, a Jeep melhorou a fórmula, oferecendo a combinação perfeita de refinamento on-road e capacidade off-road. Controle eletrônico de estabilidade (ESC), recurso de partida remota do motor, sistema de detecção de ponto cego/cruzamento, Cruise Control Adaptativo e outros, estavam à disposição.
Quinta geração – 2023 – Agora, o Grand Cherokee se prepara para escrever mais um capítulo no Brasil. Isso porque, em breve, o modelo irá desembarcar no país com tecnologia híbrida plug-in e plataforma 4xe de quinta geração.