Lexus NX350h

Programação incorreta pode deixar o condutor sem esse auxílio; recall afeta 34 unidades do NX350h fabricadas entre 2021 e 2022

 

A Lexus convocou um recall que afeta 34 unidades do modelo NX350h, fabricadas entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. O atendimento já teve início e deve ser agendado previamente em uma concessionária da marca.

De acordo com a empresa, essa unidades apresentam programação incorreta no software do módulo que gerencia o controle de estabilidade do veículo (denominado simplesmente como VSC – Vehicle Stability Control). Por isso, o sistema pode ser desabilitado de forma não-intencional.

A Lexus explica que essa desabilitação ocorre quando o motorista desliga, de forma intencional, o VSC do veículo, e, após isso, desliga e liga a ignição com o pedal de freio pressionado. Nesse caso, o VSC não irá retornar para a configuração padrão de estar sempre ligado no próximo ciclo de ignição. O motorista recebe então um alerta no painel por meio de uma luz indicativa de que o VSC foi desligado. Essa condição fará com que o controle de estabilidade do veículo não funcione, levando à perda do auxílio e aumentando assim o risco de acidentes.

Os chassis envolvidos (ordem não sequencial) possuem código alfanumérico JTJCKDEZ e os sete últimos dígitos de 2000864 a 5001331. O reparo consistirá na reprogramação do software do módulo de controle de estabilidade (VSC), com tempo estimado de até duas horas.

 

Foto: Divulgação/Lexus

Share This