A Honda planeja realizar algumas alterações na estrutura dianteira de 12.000 unidades do novo Honda Fit, de acordo com o site Automotive News, nesta quinta-feira (21). A convocação é motivada por um aprimoramento na segurança do modelo em casos de colisões frontais.
Em março deste ano, o Fit 2015 recebeu uma classificação “marginal” no teste de colisão do instituto de segurança rodoviária dos Estados Unidos (IIHS). O crashtest é similar ao promovido pelo Latin NCAP: o veículo se choca à cerca de 60 km/h em um obstáculo imóvel, atingindo 25% da frente do carro, do lado do motorista. Por lá esse tipo de teste é chamado small overlap.
Depois da nota insatisfatória, a fabricante japonesa decidiu promover um reforço na solda da estrutura do parachoque dianteiro do modelo, a fim de garantir um melhor desempenho neste tipo de colisão. Após as modificações, em julho, a Honda requisitou um novo teste junto ao órgão e, de fato, recebeu uma nota maior (“aceitável”, segundo a avaliação do instituto).
O problema é que todas as unidades vendidas antes da implementação do reforço não foram beneficiadas com o aprimoramento na segurança do veículo. Para garantir que estes proprietários não sejam injustiçados, a marca decidiu convocá-los para realizar o procedimento. A medida, a princípio, é válida para as unidades comercializadas nos Estados Unidos.
A Honda enfatiza que não se trata de um recall, porque não há nenhuma alteração nas características de segurança exigidas pela agência de segurança veicular (NHTSA) dos EUA. A medida serve apenas para melhorar ainda mais a segurança do monovolume, que já é “muito seguro”, de acordo com a marca. A fabricante também assegura que outros fatores como o peso do veículo ou o consumo de combustível não sofrerão alterações após a atualização.

