A crise dos airbags Takata, que vem assolando a indústria automobilística internacional desde o final do ano passado, fez mais uma vítima no Brasil. A Toyota anunciou neste sábado (16) que está convocando 128.615 unidades para substituição dos airbags de modelos fabricados entre 2003 e 2007.
O problema relatado pela Toyota é o mesmo que afetou milhões de veículos mundo afora (e continua o fazendo até hoje). O rompimento inadequado do deflagador do airbag do passageiro dianteiro (ou do motorista, em alguns casos) pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do componente, juntamente com a bolsa inflável. Tal defeito já causou quatro mortes nos Estados Unidos. No Brasil, a Honda, outra fabricante afetada pelo problema, realizou um recall pelo mesmo motivo no ano passado.
Leia também:
SUV Bentley quase pronto
Novo Camaro vai ter “motorzinho”
Toyota: novo esportivo a caminho
Porsche tem série especial Black Edition
Para reverter a situação, a Toyota dividiu a campanha do recall em duas categorias. A primeira envolve 112.996 veículos dos modelos Corolla e Fielder, fabricados entre 2003 e 2007. Para este grupo, haverá o chamado consistirá em duas etapas. A partir do dia 25 de maio, os proprietários deverão ir às concessionárias para a ser efetuada a desativação do airbag do passageiro dianteiro. Dois meses depois, os mesmos consumidores deverão retornar às oficinas autorizadas para a substituição do deflagrador e reativação da bolsa inflável.
O segundo grupo atinge 15.619 unidades da Hillux (cabine dupla 4×4 e 4×2), SW4 e Rav4, fabricados entre 2003 e 2005. Neste caso, haverá só uma etapa de reparo, que começará dia 15 de junho, na qual será substituído o deflagrador do airbag do motorista.
A Toyota disponibiliza o telefone 0800 703 0206 para mais informações acerca da campanha, bem como seu site oficial. Confira, abaixo, os chassis dos modelos envolvidos no recall: