O MC12 foi um modelo desenvolvido pela Maserati especialmente para participar das competições de Gran Turismo da FIA entre os anos 2004 e 2005. Apenas 50 unidades do esportivo, baseado na arquitetura da Ferrari Enzo, foram fabricadas durante o período. Uma dessas unidades passou pelas mãos da preparadora canadense Edo Competition que conseguiram transformar o que já era um ícone automobilístico num carro ainda mais excitante.
A pintura laranja e branca com rodas brancas e pneus de perfil fino, além do aerofólio gigante, deixaram o MC12 com uma cara mais invocada que a natural. E mesmo com toda essa pompa, a preparadora garante que ele ainda está homologado para andar nas ruas.
O melhor de tudo é que as modificações não se restringiram apenas à estética. Sob o capô, o motor 6.0 V12 da Ferrari Enzo, que equipa o Maserati, passou dos 670 cv originais para gerar 851 cv, com fôlego para se esguelar a estridentes 9.300 rpm. O torque é de 79,5 kgfm a 5.800 rpm. Com um motorzão enorme à moda antiga destes, o MC12 salta de 0 a 100 km/h em meros 3s2, chegando aos 200 km/h em 9 segundos e aos 300 km/h em 19 segundos!
As melhorias promovidas pela Edo Competition no motor para extrair tanta potência adiocional abrangeram desde o cabeçote e válvulas até filtro de ar e sistema de exaustão de aço inoxidável. Freios de cerâmica de carbono na frente e atrás, além das medidas aerodinâmicas e toda a personalização já citada também entraram na conta da empresa.
Se você tiver interesse, esta raridade está disponível para a venda por R$ 6,39 milhões em Calgary, no Canadá.