Na Inglaterra, não é raro encontrar famílias cujas árvores genealógicas têm ligação com Guilherme, o Conquistador, o primeiro rei daquele país, que morreu em 1066. Assim, também é comum por lá encontrar empresas que existem há mais de 100 anos. Mas, para uma fabricante de automóveis, em particular, chegar ao centenário é motivo de muita festa. Ainda mais quando se sabe que, em toda a sua história, essa companhia produziu o mesmo número de automóveis que a Volkswagen fabrica em uma semana.
Fundada em 1913, a Aston Martin parece seguir na contramão de qualquer empresa, já que é difícil imaginar como ela consegue sobreviver há tanto tempo produzindo tão pouco. Para os aficcionados, porém, a marca criada por Lionel Martin e Robert Bamford é por isso mesmo um dos ícones na história dos automóveis, já que ela nunca abriu mão de produzir veículos exclusivos, cujo principal compromisso sempre foi o desempenho e o conforto.
Não é à toa que o Rapide foi o primeiro modelo 4 portas da marca em 20 anos (seu antecessor foi o Lagonda, retirado de linha em 1989). Com suas linhas exuberantes e um potente motor V12, ele logo tornou-se um dos modelos mais celebrados da Aston Martin.
Mesmo assim, os especialistas da empresa achavam que, após quatro anos, já era hora de revitalizar o visual do 4 portas. Surgiu então o Rapide S, que os fãs já estão considerando não apenas um modelo reestilizado, mas, sim, um carro totalmente novo. Opiniões apaixonadas à parte, eles não deixam de ter certa razão.
A primeira — e talvez mais importante — modificação não está à vista, mas pode ser ouvida e percebida: o V12 de 477 cv anterior (que, convenhamos, já era um “canhão”) deu lugar a um novo, com 558 cv!
A tração, claro, é traseira, e o câmbio é automático de 6 marchas, com opção de trocas manuais por meio de borboletas. A suspensão (dianteira e traseira) é independente e os freios são a disco ventilado nas quatro rodas. Também há toda a assistência eletrônica que se pode desejar: ABS, EBD, controle de estabilidade e de tração etc.
Também não se deve esquecer que o Rapide S exibe um equilíbrio perfeito. Aproximadamente 48% do peso do carro está na dianteira e 52% atrás, resultando numa ótima dirigibilidade. Mas, pesando 1.990 kg, este Aston Martin não é um carro leve. E olhe que a fabricante não poupou tecnologia para torná-lo mais “magro”. Sua carroceria, por exemplo, utiliza componentes de alumínio, magnésio e plástico reforçado com fibra de carbono. O motor é todo de alumínio e até o tubo de torque que liga o motor ao transeixo traseiro é de liga leve com fibra de carbono.
Por dentro, o luxo e o requinte estão presentes em cada detalhe. Mas não deixa de ser curioso o fato de o Rapide S trazer teclas e botões convencionais no painel e no console, em vez de comandos táteis, como no Vanquish. Mas é claro que isso não depõe contra o modelo.
Outro detalhe que merece comentário é o espaço traseiro. Definido como um cupê 4 portas, o Rapide, de fato, consegue acomodar duas pessoas nos bancos de trás, desde que elas não sejam muito grandes. Afinal, até as portas têm dimensões reduzidas, como se pode observar pelas fotos.
Mas o Rapide S oferece o seu melhor para quem está ao volante. A potência extra, o comportamento neutro nas curvas, a excelente posição de dirigir e a sensação de estar a bordo de um legítimo esportivo (apesar das 4 portas) compõem uma experiência inesquecível.
E ainda tem mais: se você quiser, pode até fazer uma extravagância e sair para um passeio familiar ou uma viagem com o Rapide S, já que, ao contrário de outros cupês, o seu porta-malas consegue, de fato, acomodar alguma bagagem, sendo capaz de acomodar 395 litros.
O Aston Martin Rapide S, porém, não é — e nem tem a pretensão de ser — um carro perfeito. Com 7 km/litro de média, o cupê tem consumo elevado, a despeito de seu moderno V12. E ainda custa muito.
Seja um carro 100% novo ou um reestilizado, não importa. O que interessa é que com o Rapide S a Aston Martin pode desafiar qualquer AMG ou M para um duelo sem fazer feio. Aliás, no que depender do visual, é difícil que ele seja superado.
Ficha técnica
Vel. máxima 306 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 4s9; Consumo médio 7 km/l; Motor V12, dianteiro, longitudinal, gasolina; Cilindrada 5 935 cm3; Potência 558 cv a 6 750 rpm; Torque 63,2 mkgf a 5 500 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração traseira; Rodas liga leve, aro 20”; Suspensão dianteira triângulos superpostos; Suspensão traseira triângulos superpostos; Comprimento 5,02 m; Largura 1,93 m; Altura 1,36 m; Entre-eixos 2,99 m; Peso 1 990 kg