Quem gosta de acelerar e não abre mão de um SUV ganhou mais uma opção de compra com o novo Range Rover Sport SVR. A versão apimentada usa o mesmo V8 5.0 de 550 cv do F-Type V8 R, tem preço sugerido de R$ 595 mil e terá vendas limitadas inicialmente a 30 unidades.

O Range Rover Sport SVT usa motor 5.0 de 550 cv

Pudemos acelerar o mais rápido Land Rover da história no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). A experiência surpreendeu, mas não foi tão prazerosa quanto a ficha técnica do modelo pode sugerir.

O SVR ainda é um Range Rover, e se espera o máximo de luxo no SUV, que só perde nesse quesito para a versão Vogue Autobiography. Painel totalmente digital, central multimídia com duas telas e outros equipamentos ganharam uma roupagem diferenciada no SVR, que tem apliques de alumínio e de fibra de carbono por toda a cabine, incluindo as portas – que se fecham sozinhas quando são encostadas no batente.

A produção será limitada em 30 unidades

O diferencial do Range Rover Sport está no trabalho feito pela divisão de veículos especiais da marca (SVO, em inglês). Os especialistas conseguiram a proeza de fazer um “monstro” de 2,3 toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em 5s2! Com um ronco grave e alto, o SVR impressiona nas arrancadas e retomadas. Seus freios cumprem corretamente a tarefa de desacelarar o veículo e nas aproximações velozes de curvas mostram seu valor quando usados ao máximo. 

E aí entra o ponto mais fraco deste Range Rover. Sua suspensão pneumática ajustável é mais firme do que em outras versões, mas não mostrou-se capaz de domar o corpanzil do SVR. A transferência de peso nas acelerações e frenagens é intensa, exigindo perícia para manter o modelo em linha reta. Um controle de estabilidade menos permissivo poderia contribuir para diminuir essa sensação de instabilidade. 

DADOS DE FÁBRICA Range Rover Sport SVR 5.0 V8
Velocidade máxima 260
Motor/válvulas diant., longit., V8, compres./32V
Cilindrada (cm³) 4.999
Torque (kgfm) 69,3 (G) 3.500 rpm
Câmbio automático, 8 marchas
Suspensão (d/t) braços superpostos (d/t)
Peso vazio/cap. máx de carga (kg) 2.335/885
Diâmetro de giro (m) 12,3
Porta-malas (litros) 784
Peso rebocável (kg) (sem freio) 750
Tanque de combustível (litros) 105
Pneus (veículo testado) Pirelli Scorpion 275/45 R21
Comprimento/largura/altura (mm) 4.850/1.983/1.780

Sob essa utilização severa, a unidade avaliada entrou em modo de segurança durante o teste. O óleo dos diferenciais superaqueceu, desativando o sistema de vetorização de torque. As trocas do câmbio automático de oito marchas também ficaram mais lentas.

NOSSAS MEDIÇÕES Range Rover Sport SVR 5.0 V8
Aceleração
0-60 km/h 2s5
0-80 km/h 3s7
0-100 km/h 5s2
0-120 km/h 6s9
Retomadas
40-100 km/h em drive 4s4
60-100 km/h em drive 4s8
80-120 km/h em drive 3s6
Frenagens
80-0 km/h 22,2 m
100-0 km/h 41,9 m
120-0 km/h 59,8 m
Consumo em km/l de gasolina
Consumo cidade 4,9
Consumo estrada 9,7
Consumo médio (PECO) 7.0
Autonomia em km 735

É difícil imaginar que algum SVR vendido no Brasil seja utilizado de modo tão exigente quanto em um autódromo, mas, mesmo assim, o Range Rover SVR deixa claro que não consegue negar a sua (ótima) origem off-road.

Share This