Quem gosta de acelerar e não abre mão de um SUV ganhou mais uma opção de compra com o novo Range Rover Sport SVR. A versão apimentada usa o mesmo V8 5.0 de 550 cv do F-Type V8 R, tem preço sugerido de R$ 595 mil e terá vendas limitadas inicialmente a 30 unidades.
Pudemos acelerar o mais rápido Land Rover da história no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). A experiência surpreendeu, mas não foi tão prazerosa quanto a ficha técnica do modelo pode sugerir.
O SVR ainda é um Range Rover, e se espera o máximo de luxo no SUV, que só perde nesse quesito para a versão Vogue Autobiography. Painel totalmente digital, central multimídia com duas telas e outros equipamentos ganharam uma roupagem diferenciada no SVR, que tem apliques de alumínio e de fibra de carbono por toda a cabine, incluindo as portas – que se fecham sozinhas quando são encostadas no batente.
O diferencial do Range Rover Sport está no trabalho feito pela divisão de veículos especiais da marca (SVO, em inglês). Os especialistas conseguiram a proeza de fazer um “monstro” de 2,3 toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em 5s2! Com um ronco grave e alto, o SVR impressiona nas arrancadas e retomadas. Seus freios cumprem corretamente a tarefa de desacelarar o veículo e nas aproximações velozes de curvas mostram seu valor quando usados ao máximo.
E aí entra o ponto mais fraco deste Range Rover. Sua suspensão pneumática ajustável é mais firme do que em outras versões, mas não mostrou-se capaz de domar o corpanzil do SVR. A transferência de peso nas acelerações e frenagens é intensa, exigindo perícia para manter o modelo em linha reta. Um controle de estabilidade menos permissivo poderia contribuir para diminuir essa sensação de instabilidade.
DADOS DE FÁBRICA | Range Rover Sport SVR 5.0 V8 |
Velocidade máxima | 260 |
Motor/válvulas | diant., longit., V8, compres./32V |
Cilindrada (cm³) | 4.999 |
Torque (kgfm) | 69,3 (G) 3.500 rpm |
Câmbio | automático, 8 marchas |
Suspensão (d/t) | braços superpostos (d/t) |
Peso vazio/cap. máx de carga (kg) | 2.335/885 |
Diâmetro de giro (m) | 12,3 |
Porta-malas (litros) | 784 |
Peso rebocável (kg) (sem freio) | 750 |
Tanque de combustível (litros) | 105 |
Pneus (veículo testado) | Pirelli Scorpion 275/45 R21 |
Comprimento/largura/altura (mm) | 4.850/1.983/1.780 |
Sob essa utilização severa, a unidade avaliada entrou em modo de segurança durante o teste. O óleo dos diferenciais superaqueceu, desativando o sistema de vetorização de torque. As trocas do câmbio automático de oito marchas também ficaram mais lentas.
NOSSAS MEDIÇÕES | Range Rover Sport SVR 5.0 V8 |
Aceleração | |
0-60 km/h | 2s5 |
0-80 km/h | 3s7 |
0-100 km/h | 5s2 |
0-120 km/h | 6s9 |
Retomadas | |
40-100 km/h em drive | 4s4 |
60-100 km/h em drive | 4s8 |
80-120 km/h em drive | 3s6 |
Frenagens | |
80-0 km/h | 22,2 m |
100-0 km/h | 41,9 m |
120-0 km/h | 59,8 m |
Consumo em km/l de gasolina | |
Consumo cidade | 4,9 |
Consumo estrada | 9,7 |
Consumo médio (PECO) | 7.0 |
Autonomia em km | 735 |
É difícil imaginar que algum SVR vendido no Brasil seja utilizado de modo tão exigente quanto em um autódromo, mas, mesmo assim, o Range Rover SVR deixa claro que não consegue negar a sua (ótima) origem off-road.