Texto: Marcos Camargo Jr.
A Ram Rampage é o primeiro produto de volume da marca de picapes do grupo Stellantis. Na linha 2025 ela ganhou mudanças sutis que vimos nesta matéria mas a melhoria principal é a troca do motor 2.0 Multijet turbodiesel de 170cv para 200cv na versão 2.2. O motor é da mesma família Multijet usado há algum tempo na Europa com melhorias de desempenho e consumo.
Novo motor mais forte e econômico
Todas as versões da Rampage trocam o motor 2.0 pelo 2.2 Multijet da mesma família do anterior. Antes com 170cv agora são 200cv e 45kgfm de torque que promete 10% menos consumo além de menos emissões. Com o novo motor há novo sistema de radiador, sistema de aspiração e exaustão e números bem mais interessantes de desempenho. O câmbio segue de nove marchas fornecido pela ZF com 9 velocidades e a tração é 4×4.
Entre as novidades para o motor estão bomba de óleo deslocamento variável, turbina variável VGT com atuação elétrica, intercooler refrigerado, injeção direta com 2000 bar, pistões de aço e sistema alter treatment de tratamento de gases.
Antes com máxima de 185km/h agora a Rampage diesel chega a 196km/h. Antes o 0-100km/h levava 10,9s e agora está 1s mais rápida. A retomada de 80 a 120km/h que levava 8,9s agora leva 8,0s.
Novidades por versão na Rampage 2025
A Rampage Laramie 2025 ganha novidades tanto para os modelos diesel 2.2 quanto as equipadas com o já conhecido Hurricane 4 2.0 com 272cv. Há mais equipamentos na parte interna mas esteticamente a picape não teve nenhuma mudança além dos pneus na versão Rebel.
A Laramie ganha capota marítima de série, Som Harman Kardon com 360 watts com 9 alto falantes, Banco elétrico para o passageiro, Luzes ambientes de LED e Luz de cortesia com projeção do logo RAM no chão a partir do retrovisor.
Nova versão Bighorn
A nova versão de acesso da linha Rampage é a Bighorn. A picape traz grade com contorno cromado e preenchimento em preto brilhante, para-choque dianteiro na cor da carroceria, farol de neblina de Led, espelho cromado e as rodas são menores aro 17 desenho com aros na cor cinza sem acabamento diamantado. Embora traga alguns itens de segurança ativa abre mão do controle de Cruzeiro adaptativo.
Por dentro o acabamento segue de boa qualidade, os bancos tem revestimento de tecido mesclado com couro e a multimídia de 12,3 polegadas segue sem mudanças no sistema e traz mapa off Line atualizado via OTA (over the air com atualização remota) e painel digital 10,3 polegadas.
Chave presencial, carregador sem fio, 6 airbags, aplicativo Ram Connect com serviços conectados é oferecido com 1 ano grátis incluindo Wi-Fi 60GB. A pré venda da Bighorn começa nas próximas semanas quando o preço será divulgado.
Primeiro contato com a Rampage 2.2
A Stellantis disponibilizou uma unidade da versão Laramie com novo motor 2.2 que ganha um fôlego novo. Agora com 200cv e ainda mais torque nosso primeiro contato da Rampage 2.2 turbodiesel foi muito positivo. Ela está mais rápida (1s no 0-100km/h) e chega mais longe com 196km/h de velocidade máxima.
O escalonamento das nove marchas segue muito suave bem como as respostas de retomada mesmo em alta velocidade. Segundo a Stellantis o consumo também é 10% melhor, algo que iremos avaliar em breve.
Não foi possível testar o novo motor 2.2 fora do asfalto algo que deve ser feito em breve assim como aferir o consumo real com o novo motor maior e mais potente.
Rampage 2025: preços e versões
Rampage Rebel 2.2 Turbodiesel 200 cv 4×4 2025: R$ 259.990,00
Rampage Rebel 2.0 Turbo Gasolina 272 cv 4×4 2025: R$ 264.990,00
Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel 200 cv 4×4 2025: R$ 272.990,00
Rampage Laramie 2.0 Turbo Gasolina 272 cv 4×4 2025: R$ 277.990,00
Rampage R/T 2.0 Turbo Gasolina 272 cv 4×4 2025: R$ 295.990,00