Dupla ganha nova geração do motor Cummins 6,7 litros
Texto: Marcos Camargo
A Ram inicia as vendas no Brasil das novas 2500 e 3500, suas picapes de luxo mais robustas. Já exibidas no Festival Interlagos, as novidades marcam os 20 anos da presença da 2500 no país — desde a estreia em 2005 — e chegam com mudanças no visual, novas tecnologias e um motor Cummins de seis cilindros em linha, 6,7 litros, capaz de entregar até 436 cv.
O aumento de potência é expressivo: são 59 cv e 32 kgfm a mais em relação ao modelo anterior, totalizando 149 kgfm de torque. O propulsor é acompanhado pelo câmbio automático ZF Torqueflite de oito marchas, com relações reduzidas para o eixo traseiro. O motor recebeu novo bloco e cabeçote, turbina VGT atualizada, sistema EGR aprimorado, catalisador integrado e filtro de óleo redesenhado.
No exterior, as picapes passam a contar com faróis redesenhados, luzes de condução diurna em nova assinatura visual, iluminação lateral e controle automático de facho. O logotipo da Ram agora fica na altura dos faróis. Na traseira, as lanternas full LED incorporam os sensores de estacionamento. As rodas são de 18 polegadas e, na 3500, o estribo lateral elétrico é item de série.
O interior traz multimídia vertical de até 14,5 polegadas com comandos físicos e digitais, compatibilidade com smartphone e, nas versões mais completas, uma tela adicional de 10,2 polegadas para o passageiro, que pode parear fones Bluetooth e acessar conteúdos de entretenimento. O painel digital de 12,3” exibe informações de navegação e computador de bordo. O sistema de som varia conforme a versão: Alpine premium com 9 alto-falantes e subwoofer de 506 watts na 2500 e Harman Kardon com 16 alto-falantes e 750 watts na 3500, ambos com cancelamento ativo de ruído.
Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos com memória (também para o passageiro), aquecimento e ventilação, e os traseiros contam com aquecimento. O console central é amplo, com porta-objetos e recarga sem fio para celulares, além de 10 portas USB.
Entre os recursos de assistência à condução estão controle de cruzeiro adaptativo, alerta de fadiga, permanência em faixa, monitor de ponto cego e reconhecimento de placas. Há também câmera 360° com oito ângulos, incluindo visão da caçamba, retrovisor digital 3.0, câmera opcional para reboque e sistema de controle de ré do trailer com seletor giratório.
A suspensão traseira varia conforme o modelo: five link com molas helicoidais na 2500 e feixe de molas na 3500. As capacidades também mudam: a 2500 transporta até 1.001 kg e reboque de 8,9 toneladas, enquanto a 3500 carrega 1.597 kg (1.599 kg na Longhorn) e reboca até 9 toneladas.
A caçamba tem 1.240 litros, com divisor, ganchos ajustáveis, iluminação, degrau de acesso e abertura remota. Nas laterais, as Rambox adicionam 122 litros extras de cada lado, sendo que uma delas conta com tomadas e inversor para alimentar equipamentos elétricos.
O pacote de conectividade “Ram Connect” inclui controle remoto de funções pelo aplicativo, rastreamento, Wi-Fi a bordo e atendimento automático de emergência em caso de acidente.
O Brasil é o maior mercado da Ram fora da América do Norte, respondendo por 76% das vendas na América do Sul. Até julho de 2025, foram emplacadas 15.800 unidades no país, sendo 2.451 das versões 2500 e 3500, que juntas detêm 69% do segmento. A rede de concessionárias já conta com 142 pontos de venda e sete lojas-conceito Ram House — a oitava será inaugurada em Porto Alegre (RS).