Texto: Marcos Camargo
As duas maiores montadoras japonesas — Toyota e Honda — registraram queda nas vendas e produção global em 2025, com o mercado chinês se configurando como um dos principais fatores de retração no desempenho recente. Mesmo com investimentos em novas linhas de elétricos as duas empresas recuaram. Segundo dados corporativos de dezembro de 2025, a Toyota viu suas vendas globais caírem 1,9% no mês de novembro, totalizando cerca de 965,9 mil unidades, e a produção global caiu 3,4%, em grande parte pela deterioração nas vendas chinesas. Na China, as entregas das marcas Toyota e Lexus caíram 12%.
A Honda, por sua vez, sofreu ainda mais diretamente no mercado chinês. Em novembro, suas vendas globais recuaram 15%, mas na China o tombo foi mais intenso: queda de 34% nas entregas, completando o 22º mês consecutivo de retração de volumes no país. Além disso, a marca enfrentou paralisações temporárias de produção por falta de semicondutores, também impactando suas operações locais e globais.
Esse cenário ocorre num momento em que o mercado automotivo global está mudando rapidamente: a China responde por uma fatia dominante das vendas de veículos elétricos (EVs) no mundo, com milhões de unidades de novos automóveis de energia nova (incluindo BEVs e PHEVs) sendo vendidos anualmente no país — crescimento que supera 30% em 2025.
Para reverter esse cenário de desaceleração, a Toyota tem buscado reforçar sua presença em veículos elétricos e parcerias locais. A montadora ampliou sua gama de BEVs produzidos na China, especialmente por meio de joint ventures com fabricantes chineses. Entre eles estão modelos da série bZ (“beyond Zero”), desenvolvidos com participação de parceiros locais.
A Honda também ingressou no segmento de veículos elétricos dentro da China, contando com suas joint ventures com GAC Honda e Dongfeng Honda, que operam produção e vendas de modelos EV no mercado local.
A nova série de elétricos Honda Ye, incluindo Honda P7 e S7, são SUVs BEVs produzidos exclusivamente para o mercado chinês por meio dessas parcerias, com autonomia estimada acima de 600 km e foco em competir nos segmentos médios de SUVs elétricos.
Tanto Toyota quanto Honda operam joint ventures com empresas chinesas que são cruciais para suas operações no país: GAC Toyota e FAW Toyota (Toyota) ao mesmo tempo em que existem GAC Honda e Dongfeng Honda (Honda) — responsáveis pela produção de veículos Honda no mercado chinês e agora pelas primeiras linhas de EVs locais.




