Levantamos os preços de revisão dos campeões de venda no Brasil. Qual o mais barato de manter?
Antes uma incógnita, o custo fixo de manutenção de veículos zero-quilômetro foi adotado há algum tempo pela maioria das fabricantes no Brasil. Desta forma, o proprietário pode calcular quanto irá gastar com as revisões programadas antes de fechar o negócio. Entre os modelos mais vendidos do Brasil, qual o mais barato de manter?
Reunimos aqui os 10 modelos mais emplacados em 2020 (no acumulado até março), segundo dados da Fenabrave. São eles, em ordem decrescente: Chevrolet Onix, Chevrolet Onix Plus, Ford Ka, Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Fiat Argo, Renault Kwid, Volkswagen Polo, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross.
À exceção do Renegade, as revisões de todos os demais devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro – no Jeep, o intervalo é de 12 mil quilômetros (ou a mesma carência de meses dos demais). Nesta lista, incluímos a soma das três primeiras revisões. Vale lembrar que os preços sugeridos pelas fabricantes não incluem itens de desgaste natural (como pastilhas de freio) ou serviços extras (como alinhamento e balanceamento).
Os valores foram levantados tomando por padrão as versões de entrada de cada um dos modelos (geralmente, com os motores menos potentes da gama). Portanto, os preços podem variar de acordo com o conjunto mecânico escolhido. Confira a lista, na ordem decrescente dos 10 mais vendidos:
1 – Chevrolet Onix
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.348
As três paradas do novo Onix custam, ao todo, R$ 1.348. Todas preveem troca de óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível. Na segunda revisão, é prevista também a substituição do fluido de freio. Vale lembrar que os modelos da Chevrolet saem de fábrica sem o filtro de cabine (ou filtro do ar-condicionado), ainda que haja espaço dedicado para a instalação – a decisão fica a cargo do proprietário.
2 – Chevrolet Onix Plus
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.348
Com a mesma mecânica, o Chevrolet Onix Plus segue exatamente o mesmo plano de revisões e preços sugeridos para o hatch, com R$ 1.348 para as três primeiras paradas.
3 – Ford Ka
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.447
Terceiro modelo mais vendido do Brasil, o Ford Ka tem preço de revisões mais alto na comparação com os rivais diretos (HB20, Onix e Argo). A soma das 3 primeiras paradas resulta em R$ 1.447. Todas incluem substituição do óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível. Na segunda parada (24 meses ou 20 mil km), é também feita a troca do filtro de cabine (chamado pela marca de “Elemento Filtro de Pólen da Caixa de Ventilação”).
4 – Hyundai HB20
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.108
É do Hyundai HB20 o título de menor custo de revisões até os 30 mil quilômetros entre os 10 mais vendidos do Brasil. A soma das três primeiras paradas resulta no total de R$ 1.108. As três manutenções incluem substituição do óleo e filtro do motor e filtro de combustível – a troca do filtro de ar não é prevista neste intervalo. Na segunda revisão, é incluída a troca do filtro de ar-condicionado (ou filtro de cabine). A primeira revisão conta com mão de obra gratuita e todas têm a lavagem do veículo como “cortesia”.
5 – Volkswagen Gol
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.537
As três primeiras paradas do Volkswagen Gol custam R$ 1.537 ao todo. A manutenção prevista pela fábrica prevê troca de óleo, filtro de óleo e filtro de combustível em todas elas. A troca do filtro de ar do motor (recomendada pela Volkswagen a cada 30.000 km ou 2 anos) custa R$ 61 adicionais. Já o filtro de cabine (indicado pela Volkswagen para troca a cada 30.000 km ou 1 ano) custa R$ 68 extras.
6 – Fiat Argo
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.176
As paradas programadas preveem a substituição do óleo e filtro de óleo do motor, do filtro de combustível e do elemento do filtro de aspiração de ar do motor, além da verificação de diversos itens. A troca das pastilhas de freio é recomendada pela Fiat caso a espessura útil seja menor do que 5 mm.
7 – Renault Kwid
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.184
A versão considerada para a análise de preços é a de acesso (Life), que não conta com ar-condicionado e direção com assistência elétrica. As três paradas do subcompacto da Renault custam, somadas, R$ 1.184, e incluem a troca do óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor e filtro de combustível.
8 – Volkswagen Polo
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.564
Com o mesmo motor 1.0 MPI do Gol básico, o Polo de entrada possui valor de manutenção semelhante para as três primeiras paradas: R$ 1.564. A manutenção prevista pela fábrica prevê troca de óleo, filtro de óleo e filtro de combustível em todas elas.
9 – Jeep Renegade
Valor das três primeiras revisões: R$ 2.179
As três primeiras revisões do Jeep Renegade com motor 1.8 flex custam, somadas, R$ 2.179 – é o valor absoluto mais alto do grupo. O intervalo de revisões com esta motorização é de 12 mil quilômetros ou 12 meses. As paradas programadas preveem a substituição do óleo e filtro de óleo do motor, do filtro de combustível e do elemento do filtro de aspiração de ar do motor, além da verificação de diversos itens. Segundo a Jeep, a troca das pastilhas de freio é recomendada caso a espessura útil seja menor do que 5 mm.
10 – Volkswagen T-Cross
Valor das três primeiras revisões: R$ 1.676
O Volkswagen T-Cross possui a chamada “Revisão de série” nas versões 200 TSI, Comfortline e Highline, onde o preço do veículo já inclui o valor das três primeiras paradas. Já a versão Sense, voltada ao público PCD, não conta com o benefício. Para esta configuração, as três primeiras manutenções custam, ao todo, R$ 1.676.
Fotos: Divulgação
Acho que comparativos de custo de manutenção são muito interessantes, estão muito difíceis de encontrar. Mas isso não aparece olhando as 3 primeiras revisões, aparece rodando uns 60 mil km com o carro / 5 ou 6 anos, por 2 fatores: Primeiro, porque a partir da quarta revisão você começa a ter trocas obrigatórias de correias e até mesmo velas inclusas, segundo porque itens como pneus e pastilhas de freio, itens de desgaste que pegam os inexperientes de surpresa, costumam durar uns 50 mil km. Então acredito que um custo de manutenção do dobro do período representaria melhor um disco de freio maior, um pneu mais largo, uma vela de irídio, etc.