SUV da GWM é mais potente só que crossover da BYD tem autonomia maior por ser mais compacto

Recentemente, dois SUVs médios chineses têm brigado por clientes brasileiros. Um é o BYD Song Plus, lançado no final de 2021, e o outro é o novo GWM Haval H6 PHEV19, que chegou ao país recentemente. Ambos têm visual arrojado, “telonas” no interior, acabamento refinado, um amplo espaço interno e preço de R$ 239 mil, aqui vale uma ressalva, pois o modelo da GWM está em promoção até o dia 21/6, custando R$ 229 mil. Pois bem, a Revista Carro traz um comparativo entre as duas novidades, sendo que o crossover da GWM é mais potente e o da BYD tem uma autonomia que te leva mais longe. Veja comparativo.

Tamanho – Empate Técnico

Em relação ao tamanho, o BYD Song Plus mede 4,70m de comprimento, 1,89m de largura, 1,68m de altura e 2,76m de entre-eixos. Já o GWM Haval H6 PHEV 19 tem 4,68 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 1,73 metro de altura e 2,73 metros de entre-eixos. O porta-malas do Song é maior, pois tem 574 litros, e o do Haval é de 560 litros.

Motorização – GWM Vence

Embora tenha perdido um motor elétrico, o Haval H6 PHEV19 é mais potente e, também, mais rápido do que o BYD Song Plus. O modelo da GWM vem equipado com motor 1.5 litro turbo a gasolina e outro elétrico que somam 326 cv e 53 kgfm, fazendo de zero a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

Por sua vez, o BYD Song Plus DM-i tem motor 1.5 litro aspirado, que trabalha alternando com o propulsor elétrico, totalizando uma potência 235 cv com 40,8 kgfm de torque. O SUV faz de zero a 100 km/h em 8,3 segundos.

Autonomia – BYD Vence

O BYD Song Plus leva vantagem no quesito autonomia, posto que é capaz de rodar até 1.200 km com um tanque cheio e bateria carregada. Já o GWM Haval H6 PHEV19 pode rodar no máxima 644 km.

Bateria – BYD Vence

O Haval H6 PHEV19 conta com uma bateria de 19 kWh, o que permite rodar até 115 km no ciclo de testes WLTP, mas de acordo com o Inmetro, pode andar até 74 km no modo elétrico. Contudo, o Song Plus, que tem uma bateria de 18,3 kWh consegue rodar até 105 km no modo elétrico.

Equipamentos – Ligeira vantagem para GWM

Ambos os modelos chineses são bem equipados. Todavia, há uma pequena vantagem para o modelo da GWM, que traz sistema ADAs de nível 2 plus, o que traz piloto automático adaptativo com Stop&Go, frenagem automática de emergência para pedestres, bicicletas, motos e carros, frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reverse Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 45ª e 90ª com controle automático de direção, freio e acelerador e, por fim, câmera com visão 360º. Ainda é possível carregar outros equipamentos eletrônicos com o sistema V2L, que transforma a energia da bateria em 220V, permitindo carregar diversos aparelhos por até 5 horas sem consumir o combustível do veículo.

Já o BYD Song Plus conta com sistema de som premium Dirac, ar-condicionado dual zone, faróis em LED Crystal Diamond e lanternas com projeção dinâmica e conjunto de segurança com seis airbags com os assistentes de condução como controle dinâmico, controles de tração e estabilidade, alerta de manutenção do carro na faixa, alerta de tráfego cruzado, ISOFIX, sensor de ponto cego, ionizador e purificador de ar, banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos, sistema Auto Hold, freio de estacionamento elétrico, entre outros.

Multimídia – BYD Vence (mas depende do gosto do cliente)

Um ponto a se destacar é a multimídia do BYD, que é de 12,8 polegadas com sistema giratório, o que possibilita mudar da vertical para horizontal, além de ter GPS nativo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. A GWM opta por uma multimídia flutuante na horizontal com sistema de GPS nativo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay, mas é de 12,3 polegadas, ligeiramente menor. Claro, vai depender do gosto do cliente, que às vezes não se importa se o equipamento não se mexer com um toque. Por outro lado, teremos clientes mais inquietos, que gostam de movimentação e gostarão de ver a tela mudando conforme o dia a dia.

 

Share This