Depois de 30 anos, o Puma volta ao mercado. Conheça os detalhes do carro esportivo com exclusividade
“Nas pistas nascemos, pelas pistas voltaremos!”. Estamos acostumados com os carros esportivos norte-americanos, europeus e asiáticos, mas uma marca brasileira está marcada no imaginário de muitos entusiastas em esportividade, e é a dona do slogan acima, a Puma.
A marca foi fundada em 25 de agosto de 1963, mas ela não carregava o nome do felino, era Sociedade de Automóveis Lumimari Ltda, um acrônimo formado pelas duas primeiras letras do nome de seus criadores— Luiz Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mário César “Marinho” de Camargo Filho e Rino Malzoni.
O primeiro projeto saiu de um galpão dentro de uma fazenda na pequena cidade de Matão, interior de São Paulo, pelas mãos do italiano Genaro “Rino” Malzoni. Ele desenvolveu o protótipo e teve o apoio da Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A), que forneceu chassis e mecânica, pois queria um modelo para fazer frente ao Interlagos, da Willys – versão brasileira do Renault Alpine A108 –, que em 1963 saiu vitorioso em vários eventos.
Então naquele mesmo ano foi criado o GT Malzoni, um carro de 720 kg com mecânica DKW-Vemag, composto por um motor 3-cilindros, 1.089 cm — o de série era 981cc, que gerava 106 cv de potência. A estreia nas pistas foi no Grande Prêmio das Américas, em 1964 em Interlagos, e virou um fenômeno, vencendo cinco corridas posteriores. O esportivo desbancou o já consagrado Willys Interlagos. Ao todo foram produzidas 15 unidades para as pistas.
O nome de Lumimari virou Puma só dois anos depois, mais precisamente no dia 12 de novembro de 1966. “No começo eu fiquei curioso para sa
ber o motivo de ter trocado o nome de Lumimari para Puma. Então me contaram que um dia todos os donos se reuniram e o novo sócio, Jorge Lettry, recém-saído da Vemag, onde era o chefe do departamento de competições, disse que Lumimari parecia nome de loja de lustres. Foi então que veio a mudança para Puma, por sugestão do Lettry”, explica Antônio Carlos Hernandez, o Toninho, diretor comercial da Puma Automóveis.
A mudança veio quando a marca já produzia um modelo para as ruas, e o nome Puma, especificamente, veio por causa do felino que habita as Américas e que no Brasil é tido como “O Rei da Montanha”. A Puma Veículos e Motores Ltda tinha sede na Avenida Presidente Wilson, na zona leste de São Paulo. Em 1967 a pequena fabricante passou a produzir o Puma GT, maior e de linhas mais fluidas, enquanto a Vemag, absorvida um ano antes pela Volkswagen, fabricava o DKW.
Ao todo foram vendidos 170 modelos com base mecânica DKW, enquanto a Puma preparava um novo GT com mecânica Volkswagen, surgindo em abril de 1968 o Puma GT 1500. Feito sobre o chassi do Karmann-Ghia, com motor 1.5-L, o mesmo do esportivo VW, dotado de dois carburadores e escapamento especial, capaz de fazer o carro chegar a 150 km/h, o que era impressionante para a época.
Daí em diante vários modelos icônicos surgiram, como Puma GT 1600, Puma GT 4R, Puma GTE. No lançamento do GTB, em 1974, a marca começou a usar motor e transmissão Chevrolet, no caso o 3.8-L de 6 cilindros do Opala. Teve épocas que a marca vendia mais de 500 modelos por mês, mas em 1985, após um período de dificuldades financeiras, a Puma teve a falência decretada.
A massa falida foi adquirida pela empresa de Curitiba, Araucária S.A., que no ano seguinte produziu pouco mais de 22 GTB, sob nome Asa GTB com motor 4,1-litros e mais algumas carrocerias do cupê GTC em forma de kit. Sem conseguir sucesso, a Araucária foi vendida para a empresa curitibana do ramo de autopeças, Alfa Metais. Esta rebatizou o último Puma Chevrolet de AMV e lançou os Pumas renomeados AM1 (cupê) e AM2 (conversível), que em 1989 receberam motor AP-1600 arrefecido a água e renomeado AM3. O caminhão Puma 4T também foi relançado. A Alfa Metais existiu até 1996, quando seu sócio-presidente, Níveo de Lima, faleceu num acidente de carro.
A Puma Veículos e Motores fechou por diversos motivos, como conta Marino Baldocchi, que trabalhou na marca durante quase 10 anos como engenheiro e designer. “A fábrica da Presidente Wilson tinha muitas enchentes, e tínhamos até comportas, para evitar que água entrasse, mas nem sempre elas aguentavam. Além disso, alguns incêndios também aconteceram”, conta. “Exportávamos carros para vários países como Canadá, Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes e vários lugares da Europa, principalmente. Em uma dessas exportações, para o Kuwait, no Oriente Médio, quase 30 carros foram perdidos em uma enchente, aquilo foi muito doloroso”, conta Baldocchi.
Desde então, uma legião de fãs vive na saudade da maior marca de esportivos que o Brasil já teve, vendendo mais de 22 mil carros. Mas o ponto final não aconteceu. Nós tivemos acesso exclusivo às informações do novo Puma.
Em 2013, foi criada por Fernando Mesquita e Reginaldo Galafazzia, dois entusiastas da marca, a empresa Mesgaferre Ltda. — combinação de Mesquita (Mes), Galafazzi (Ga), Fernando (Fer) e Reginaldo (Re), como o nome Lumimari fora formado. A ideia foi resgatar e fazer a nova Puma.
“A Mesgaferre foi criada dia 25 de agosto de 2013, exatamente cinquenta anos depois da criação da Lumimari. E no dia 12 de novembro de 2016, fizemos a transição de Mesgaferre para Puma Automóveis, ou seja, exatos cinquenta anos depois da mudança da Lumimari para Puma Veículos e Motores Ltda”. Quem conta isso é ninguém menos que Luiz Costa, filho de Luiz Roberto Alves da Costa o “Lu”, da Lumimari, um dos fundadores da marca.
Para essa nova fase da Puma, dez modelos estão sendo produzidos, a princípio com o nome Puma GT Lumimari, em homenagem aos primórdios da marca. O modelo terá motorização 2.4 da Chevrolet, ou o 1.4 TSI da Volkswagen. O primeiro modelo será entregue no dia 15 de julho deste ano, e curiosamente, esse primeiro carro da nova era será de César Quintanilla, que acabou de comprar o último carro produzido pela Alfa Metais, um AMV 1989, que estava em Fortaleza, no Ceará, com 34 mil km e único dono. Então ele terá o último da era antiga e o primeiro da nova era.
De acordo com Costa, essa nova fase da Puma terá dez carros produzidos por mês, durante onze meses do ano, com um mês de descanso e manutenção da fábrica, que está na região de Itatinga, próximo a Botucatu, interior de São Paulo. O preço será de 150 mil reais e poderá ser parcelado em 15 vezes de R$ 10 mil, sem juros. “Nas pistas nascemos, pelas pistas voltaremos! A Puma está de volta”, diz o sorridente Luiz Costa.
Fotos: Saulo Mazzoni
Sempre admirei o Puma. Parabéns aos empreendedores.
Parabéns aos novos proprietários e desejo sucesso absoluto no novo ou novos modelos puma que sempre foi e será um incentivo grade para essa juventude atual receber um produto exclusivamente nacional e orgulho de ser fabricado aqui no nosso país. Grande abraço a todos
Tenho uma 77 gte fechada e sempre fui muito fã desse modelo gostaria de poder atualisar com esse novo motor será possível?
Exatamente. Preço de importado.
Cara, bonita sua história. Hollywood. E eu estou falando sério viu, rs!
Vou ti dar uma dica, de como acho que se vc lembrar da placa, modelo, ano e renavan conseguirá localiza-lo em qualquer lugar do país. Tenta e depois vc posta aqui pra gente se conseguiu. Boa sorte amigo.
Eu tenho 34 anos de idade hje em 2020, a minha história com a puma é algo que para mim foi grandioso a mais de 15 anos atrás, um tio meu tinha um puma preto Ctb é ele usava muito o carro, eu quando menino era apaixonado o ronco do motor parecia realmente um animal selvagem, esse carro ficou na garagem e eu sempre brincava com ele lavava conversava era apaixonado por ele, dei o nome de gato preto, eu chegava da escola e ia direto ficar com gato preto conversava com ele feito um ser humano minha mãe olhava e entendia que não era um sonho de criança era algo como um amigo imaginário, eu tinha como toda a criança o amigo imaginário porém o meu era real. Um dia desses qualquer durante a semana cheguei ao meio dia da escola e fui para garagem e chegando lá o gato preto não estava, larguei o livro no chão e me coloquei a chorar e minha mãe segurou é me disse eu sei meu filho seu tio se apertou é teve que vender, eu sabia que algo tava errado naquela manhã antes de sair para escola, mais assim eu disse que iria encontrar o gato preto e passou se alguns meses vindo da escola encontrei o gato preto em um posto de gasolina próximo a escola sair do ônibus feito louco é comecei a falar com o gato preto, o rapaz do posto de combustível olhou se aproximou é me disse o dono sem garagem tá deixando ele sempre aí lindo né garoto. Eu disse é o gato preto ele era do meu tio, todos os dias passava é prometia a gato preto trazer ele de volta, sonhava em ganhar na esportiva e conseguir o dinheiro para ter de volta, até que um dia o gato preto não estava mais lá é até hje não encontro. Já tive três carros e pode crê eu ainda sonho em ter o gato preto de volta não vou desistir!. Me chamo Genancio é essa foi uma história real da minha vida .
Desde adolescente, sempre fui alucinado pelo LINDO, GOSTOSO DE DIRIGIR,DESPERTADOR DE ATENÇÕES- DEVIDO A SUA BELEZA, LEGENDÁRIO E INESQUECÍVEL VEÍCULOS DA MARCA PUMA.
NA REALIDADE POSSUI MAIS DE 10 VEÍCULOS, SENDO A PRIMEIRA UMA CONVERSÍVEL ANO 1972, ISSO NO ANO DE 1979 ( SEGUNDO INFORMAÇÕES ESTE VEÍCULO DE PLACAS NA ÉPOCA, AF- 4430 FORTALEZA -CE TEVE PARTICIPAÇÃO NO FILME “ O HOMEM DE PAPEL”)
DENTRE OUTRAS PUMAS PEQUENAS TANTO CONVERSÍVEL COMO FECHADA, ASSIM COMO TIVE UMA CONVERSÍVEL ANO 1980 REESTILIZADA PELA MM PUMA QUE NA ÉPOCA PERSONALIZARAM O MODELO 1980 NO QUE SERIA A SER O MODELO 1981 DA PRÓPRIA PUMA ( APENAS COM OS PARA-CHOQUES COM BORRACHÕES UM POUCO MAIS FINOS DO QUE O MODELO 1981 QUE AINDA SERIA LANÇADO NO MODELO DA PRÓPRIA PUMA)
TAMBÉM POSSUI A PUMA GRANDE COM MECÂNICA CHEVROLET 6cc 4.1 e 250s ,
Tanto tive a S1 como a S2.
Por último já como lembrança da minha juventude e por CONTINUAR ALUCINADO E ADMIRADOR FIEL DE TAL VEÍCULO ( EM ESPECIAL AS CHAMADA CARINHOSAMENTE DE PUMINHA ( PUMA PEQUENA), EM 2004 APÓS EXAMINAR INÚMERAS PUMAS BRASIL A FORA, VOLTEI A COMPRAR UMA PUMINHA FECHADA 1981 DE PLACAS HXB- 4250 FORTALEZA -CE QUE EMBORA PERTENCESSE A UM ÚNICO DONO, ( CONFORME NOTA FISCAL DE COMPRA NA REVENDA AUTORIZADA VOLKSWAGEN NO RIO DE JANEIRO, LIVRETO E MANUAL DE REVISÕES DO MOTOR), ESTAVA GUARDADA, ENVOLVIDA EM UMA CAPA SEM SER USADA A UNS 10 ANOS NA CASA DO GENITOR DO PRIMEIRO PROPRIETÁRIO, MAS APESAR DE ESTAR FORA DE USO, ESTAVA TOTALMENTE ORIGINAL E NUNCA TINHA SOFRIDO GRANDES AVARIAS E NEM FORTES BATIDAS , MOTIVO PELA QUAL EU A COMPREI E A REFIZ SEM MEDIR GASTOS E VALORES, CONSERVANDO TOTALMENTE A SUA ORIGINALIDADE COM PEÇAS NOVAS E GENUÍNAS VOLKSWAGEN, ASSIM COMO COM A PINTURA ETC..
INFELIZMENTE APÓS 15 ANOS QUE A POSSUÍ E CURTI DEMASIADAMENTE, AO LEVAR O VEÍCULO A CAPOTARIA GLOBO,( EM FORTALEZA -CE ) PARA COLOCAR CINTOS DE 3 PONTOS E FAZER PEQUENOS REPAROS DE TAPEÇARIA, NO DIA 13/08/19 ACONTECEU UM INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES NA DITA CAPOTARIA O QUE VEIO A DESTRUIR TOTALMENTE A MINHA PUMINHA , REDUZINDO A MESMA A CINZAS – LÁGRIMAS, SAUDADES ….
PARABENIZO A COMEÇAR PELOS IDEALIZADORES E TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA PRIMEIRA FÁBRICA DA MARCA PUMA ( DOS FUNCIONÁRIOS MAIS SIMPLES AOS PROPRIETÁRIOS) E EM ESPECIAL AOS QUE ESTÃO TENTANDO VOLTAR A FABRICAR O TÃO LEGENDÁRIO, LINDO E INESQUECÍVEL VEÍCULO, ESPORTIVO E GENUINAMENTE BRASILEIRO QUE MARCOU ÉPOCA E FEZ SUCESSO NÃO SÓ NO BRASIL, MAIS EM OUTROS PAÍSES, SEM ESQUECER DAS INÚMERAS DIFICULDADES QUE DEVEM ESTAR ENFRENTANDO PARA MANTER VIVA ESTE INCONE CHAMADO VEÍCULO PUMA.
CASO ELA SEJA REALMENTE FABRICADA E DISPONIBILIZADA A VENDA, COM CERTEZA GOSTARIA DE COMPRAR UM EXEMPLAR DESTE NOVO MODELO, QUE POR SINAL ESTÁ MUITO LINDO E CONTINUARÁ E A DESPERTAR MILHÕES DE OLHARES ADMIRADORES.
POR ÚLTIMO
DESEJO SUCESSO AOS IDEALIZADORES E FABRICANTES DO NOVO MODELO DESTE LINDO, MARCANTE E INESQUECÍVEL VEÍCULO.
QUE DEUS E O MENINO JESUS DE PRAGA ILUMEM E REALIZEM O PROJETO DE TODOS VOCES E QUE SEJA UM GRANDE SUCESSO EM TODOS OS SENTIDOS.
Parabéns e força aí! Vida longa!!!
Como apaixonado pela mítica marca Puma (tive GTE 1978, GTS 1980 e GTC 1983), fico torcendo para que iniciativa de sucesso do ressurgimento da marca seja pleno de êxito.
A industria nacional pecando sempre nesse quesito.
Veja a entrevista de Gabriel Maia , piloto da Puma
https://www.youtube.com/watch?v=_dhs2pMwOEM&t=3s
Ótima matéria, fotos excelentes, parabéns e muito sucesso, Puma, seja bem vindo!!
Muito legal o carro, mas com R$150.000 dá para comprar muitos carros esportivos, como um GTI novinho, uma BMW M235i 2015, ou um Camaro SS 2014.
Esse motor 2,4 da GM é totalmente sem sentido. O interessante é o motor 1.4 turbo da VW, se for com cãmbio manual, melhor ainda.
Fiquei muito contente com a noticia. Gostaria de entrar em contato com este pessoal. Fui quem concebeu e implementou o programa de internacionalização da PUMA.
Saudações
Edgard Piereck
Gostaria de ter o contato com este pessoal. Fui responsavel pelo conceito e execução do programa de exportações de PUMA, onde trabalhei até 1972. Meu e-mail é . Desde já muito grato
Fiz minha primeira corrida com um Puma GT 1972 em 1972 em Curitiba, era uma prova de Estreantes e Novatos, cheguei em terceiro atrás de outros dois Pumas, que já estavam na terceira prova, possui três Pumas VW e um Chevrolet e adorava os carros na época, pena não continuarem sua produção.
Parabéns. Sucesso