Avaliamos a versão S-Design 1.3 AT que tem motor 1.3 de 107 cv e preço de R$ 118,9 mil
Lançado em 2021, o Fiat Pulse foi o primeiro SUV da marca italiana produzido no Brasil. Desde então, o SUV compacto ganhou novos rivais, como o Peugeot 2008 e o Renault Kardian, lançados neste ano e sendo um modelo compacto enfrenta pelo menos outros 18 veículos do seu segmento. O modelo da Peugeot adota o mesmo motor T200 da Stellantis, disponível em todas as versões, o que não ocorre com o modelo da Fiat (Pulse usa como opção o 1.3 Firefly aspirado por exemplo ou o T270 1.3 turbo na versão Abarth).
Já o Kardian vem com motor 1.0 turbo, oferecendo 125 cv e 220 Nm de torque sendo um motor novo e também uma transmissão de dupla embreagem. Com isso, a Revista Carro avaliou a versão S-Design 1.3 AT do Pulse, que tem motor 1.3 de 107 cv e preço de R$ 118,9 mil, para verificar se o modelo ainda tem fôlego para enfrentar os novos concorrentes.
Antes de falarmos do Fiat Pulse S-Design, é importante destacar os preços dos concorrentes: o Renault Kardian tem preço a partir de R$ 112.790, enquanto o Peugeot 2008 é vendido a partir de R$ 119.990. O Fiat Pulse é oferecido a partir de R$ 105.990 com motor 1.3 Firefly, e o valor inicial das versões com motor turbo é de R$ 122.990.
Um básico bem feito
A versão Fiat Pulse S-Design é a configuração topo de linha dentro das opções com motor 1.3 Firefly. Assim, o modelo oferece um pacote bem equipado e uma estética atraente, o que o torna um “básico bem feito”.
Os clientes que optarem por esta versão terão uma central multimídia de 10,1 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, rodas de 16 polegadas de liga leve escurecidas, pintura bicolor, grade frontal preta, chave presencial, partida no botão, modo Sport, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, entre outros equipamentos, como sistema de partida a frio, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, sinalização de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de aceleração, entre outros.
Como descrito, há bons equipamentos na versão S-Design. A central multimídia é um destaque no interior, trazendo modernidade, uma vez que funciona muito bem, conecta rapidamente o smartphone e oferece GPS embarcado. No entanto, o modelo não conta com sistemas de condução semi-autônomos, presentes em alguns rivais, nem com painel de instrumentos digital. Vale uma crítica para o acabamento dos plásticos, que poderiam ser melhor encaixados.
Além disso, o Fiat Pulse é confortável para quatro pessoas, embora possa acomodar cinco. Em viagens longas, os três passageiros sentados no banco traseiro podem se sentir apertados. O motorista desfruta de uma boa posição ao dirigir, visto que o banco tem ajustes manuais, o que torna fácil de encontrar uma posição confortável para dirigir. O volante, com um design moderno, tem ajuste apenas de altura e não de profundidade. A central multimídia está levemente inclinada em direção ao condutor, o que facilita a visualização da estrada sem precisar desviar o olhar para baixo.
O Pulse mede 4,09 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,53 metros de entre-eixos, tornando-o um SUV compacto ideal para grandes centros urbanos com vagas de estacionamento cada vez mais apertadas. O porta-malas, com 370 litros, não é muito grande — duas malas grandes ocupam todo o espaço. No entanto, é suficiente para carregar as compras do mercado no dia a dia.
Motorização Firefly
O motor 1.3 Firefly é bastante conhecido e confiável, com peças disponíveis em todo o país. Esse motor entrega até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, combinado com uma transmissão CVT de sete posições. Embora não ofereça o mesmo desempenho do motor T200, não decepciona no uso cotidiano, proporcionando uma boa arrancada e retomada. O câmbio CVT, no entanto, pode ser barulhento durante as retomadas, algo ao qual é preciso se acostumar. O botão “Sport” permite trocas mais responsivas, embora não sejam tão perceptíveis em entrega de potência. Vale lembrar que o foco desse modelo é o conforto, não a esportividade, que pode ser encontrada no Pulse Abarth ou mesmo nas versões Impetus e Audace turbinadas.
A suspensão dianteira é independente McPherson com mola helicoidal, e a traseira é do tipo eixo de torção, também com mola helicoidal. Esse conjunto proporciona conforto ao crossover e, como outros modelos da Fiat, oferece um longo curso e maciez.
Vale a pena?
O Fiat Pulse ainda é uma boa opção, embora seus rivais, mencionados anteriormente, sejam mais equipados e ofereçam preços menores, especialmente nas versões turbo. A versão S-Design atende bem quem procura um SUV compacto com bons equipamentos e não está interessado em um desempenho esportivo extremo. Além disso, o modelo é adequado para quem tem uma família pequena ou carrega pouca gente e não usa muito o porta-malas.