ZF Superbanner - 13.08-13.11

Detalhe Citroën C5 Aircross

Base CMP, a mesma do novo Peugeot 208, dará origem a um hatch e um SUV feitos em Porto Real (RJ)

 

A PSA Peugeot Citroën anunciou a produção da primeira unidade da plataforma modular CMP em Porto Real (RJ). A base, a mesma do novo Peugeot 208 e outros produtos recentes da empresa, será utilizada nos sucessores dos atuais C3 e Aircross, que já acumulam mais de 10 anos sem mudança de geração.

Os novos modelos deverão começar a ser produzidos a partir de 2021. Antes, no segundo semestre deste ano, chegará a nova geração do 208. No ano que vem, será a vez da estreia do SUV 2008. Ambos modelos da Peugeot serão feitos na fábrica de Palomar, na Argentina. O substituto do Aircross beberá da mesma fonte do novo 2008, abandonando o caráter de monovolume para uma carroceria de SUV.

Plataforma Modular CMP PSA

A fábrica de Porto Real recebeu, em 2019, mais de R$ 220 milhões em investimentos para modernização e adaptação da linha de montagem para receber a nova plataforma. Antes, a unidade estava apta a fabricar apenas modelos derivados da base PF1 (dos atuais C3, Aircross, C4 Cactus e 2008). O visual dos novos Citroën poderá ser inspirado pelo C5 Aircross (nas imagens do alto e abaixo).

“Os produtos fabricados em Porto Real e em Palomar tendo como base a CMP serão complementares e distintos, sendo que cada unidade continuará tendo sua importância na produção para os mercados locais e para exportação”, afirmou o presidente para o Brasil e América Latina do Groupe PSA, Patrice Lucas.

Detalhe Citroën C5 Aircross

Outro produto que poderá ser nacionalizado é a recém-apresentada nova geração do C4, substituto do atual Cactus. Devido ao ciclo de vida do modelo atual, entretanto, a mudança não deverá acontecer antes do fim de 2022. No período de 2020 a 2023, a marca havia prometido (em 2019) o lançamento de quatro novidades por ano – a primeira delas seria o C5 Aircross, importado, que estava previsto para este ano (antes da crise da Covid-19).

Fotos: Arquivo

Share This