O presidente da fabricante de automóveis chinesa Dongfeng, Xu Ping, que recentemente fechou um acordo de cooperação com a francesa PSA Peugeot-Citroën, anunciou hoje (28) que a nova estratégia conjunta das duas empresas poderá ser expandida para outros mercados, como Rússia e Brasil, e que a região Ásia-Pacífico é apenas o ponto de início das operações. Já o novo CEO do grupo francês, Carlos Tavares, confirmou que os mercados russo e o sul-americano são locais onde a fabricante pretende melhorar o seu desempenho.
O grupo PSA e a Dongfeng têm uma longa história de cooperação na China. Agora, pretendem desenvolver novos carros a fim de ganhar competitividade no mercado chinês, onde planejam crescer até 2020. Na última quarta-feira, 26, durante viagem à Europa, o presidente da Dongfeng fechou o acordo em que a empresa chinesa adquiriu 14% das ações da PSA por cerca de 3 bilhões de euros.
Vale lembrar que, apesar do acordo com os chineses, a PSA mantém a cooperação com a General Motors, que prevê o desenvolvimento e o lançamento de novos modelos compactos.