Manutenção preventiva do compressor é essencial para garantir o bom desempenho do sistema de ar-condicionado e o conforto térmico no veículo

Fotos: Revista O Mecânico/Divugalção e Internet/Reprodução

O compressor do ar-condicionado tem a função de movimentar e comprimir o líquido refrigerante, essencial para o processo de resfriamento e aquecimento do ciclo de refrigeração do veículo. Portanto, para manter o conforto térmico neste verão, a Revista Carro traz algumas dicas de manutenção desse sistema, com a ajuda de Pedro Valêncio, Supervisor de suporte ao cliente na Phinia.
“A pressão do ar-condicionado aumenta e a troca de temperaturas ocorre nos momentos adequados, proporcionando maior conforto térmico aos passageiros”, explica Valêncio, que conclui: “Problemas no compressor podem comprometer todo o sistema de refrigeração do veículo”, acrescenta.

Ar-condicionado automotivo

Embora o compressor seja central no sistema, ele depende de outros componentes para funcionar corretamente. Com isso, é fundamental que todos os itens conectados ao compressor, como o condensador, os filtros, os dispositivos de expansão e o evaporador, estejam devidamente dimensionados e com as mangueiras bem direcionadas.

Manutenção

A manutenção eficaz do sistema exige equipamentos adequados, como máquina recicladora, manômetro, bomba de vácuo, multímetro, termômetro e cilindro de nitrogênio, segundo Valêncio. Entre os problemas mais comuns estão o compressor contaminado, que resulta de uma limpeza inadequada no sistema, saturando o filtro e contaminando o óleo. “Placas quebradas podem ser causadas pela sucção pela linha baixa de pressão”, explica o especialista.

Ar-condicionado automotivo

Se o sistema sofrer superaquecimento, a bobina magnética pode derreter. “Isso é causado por um condensador sujo, filtro saturado ou até excesso de fluido refrigerante”, conclui Valêncio. Deste modo, para garantir o bom desempenho do compressor, a troca do condensador e dos filtros é imprescindível. A limpeza do condensador por si só não é suficiente, pois sujeiras impregnadas podem se soltar ao esquentar, contaminando totalmente o compressor.

Share This