Proposta exige que o pneu reserva tenha a mesma marca e dimensões dos demais pneus do veículo
Um projeto de lei quer alterar as normas para o estepe nos veículos zero-quilômetro. De autoria deputado Gervásio Maia (PSB-PB), o Projeto de Lei 5098/20 apresentado na Câmara dos Deputados quer obrigar as montadoras a utilizar pneus com as mesmas especificações – incluindo marca, diâmetro, largura e altura da banda de rodagem – em todos os pneus do veículo. E isso engloba, claro, o estepe, também chamado de pneu reserva ou sobressalente.
Conforme informou a Agência Câmara de Notícias, a proposta quer evitar a venda de veículos com pneus de especificações diferentes, principalmente o estepe. “Esse comportamento dos fabricantes prejudica o desempenho do veículo e caracteriza prática abusiva. O correto é que se utilizem pneus da mesma marca nas quatro rodas e no pneu reserva”, afirma o parlamentar.
Isso evitaria a prática comum entre as fabricantes de adotar estepes mais finos. A punição para quem desobedecer seria multa, com fiscalização a cargo dos órgãos de defesa do consumidor.
Sim , o bom motorista sabe disso mas como vc mesmo disse o povinho burro ( povinho burro também se inclui maus motorista ) que usam o pneu step por tempo prolongado e não como emergência até um borracheiro mais próximo , colocando sim os demais usuário smda via em perigo .
Sim muito interessante a proposta lei porém é muito bom lembra que o veículo pode rodar com pneus de marcas diferentes , desde que em condições de rodar , então a lei deve exigir apenas , medidas e não fabrinte do pneu .
O povinho Burro, o estepe é para ser usado em caso de emergência, algo temporário… querem legislar sobre algo tão irrelevante, que pode causar um transtorno enorme para as montadoras, as quais creio que não vão alterar o projeto da carroceria apenas para o Brasil, um mercado irrelevante! Enquanto isto vamos continuar comprando estas carroças no mínimo até 2030, ano previsto para mudança de legislação sobre os veículos…
Voaaaaa Brasil, no mundo inteiro funciona, mas aqui como sempre não.Isso vai servir além nde tudo para que os preços subam um poucos mais, projetos que senão globais, terão que ser alterados para atender a legislação brasileiro, e vamo que vamo…..
O estepe fino é temporário, era contra ,mas como ele não é furtado sou a favor.
Total apoio a esse projeto de lei, mesmo porque somente as montadoras levam vantagem financeira com a troca pelo mais fino! Nós pagamos mais caro pelos veículos e eles querem entregar carros com itens mais baratos e com menos segurança!
Aprovado. Os atuais Pneus, são estreitos e fora de padrão oferecendo insegurança ao veículo.
Aprovadíssimo…é questão de segurança também…
Aprovadíssimo…é questão de segurança também…
Estou totalmente de acordo, porque é horrível ver um veículo rodando com o estepe diferenciado, fica a coisa mais estranha e sem falar na segurança do veículo, tomara que este projeto seja autorizado e vire lei.