Mercado também registrou aumento de 59,8% nas exportações, que somaram 264,1 mil unidades

A produção de veículos no Brasil alcançou 1,22 milhão de unidades no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea. Além disso, esse resultado foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de 59,8% nas exportações, que somaram 264,1 mil unidades, sendo que a maior parte foi destinada ao mercado argentino.

Todavia, apesar do avanço no acumulado do semestre, o setor automotivo registrou queda em junho, uma vez que a produção recuou 6,5%. Por sua vez, os emplacamentos caíram 5,7% e as exportações diminuíram 2,7% na comparação com o mês anterior. O número de empregos também sofreu redução, com mais de 600 vagas diretas encerradas. “Os números de junho nos preocupam um bocado. O dia útil a menos em relação a maio não justifica as quedas que tivemos no mês”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea.

Ao todo, os emplacamentos somaram quase 1,2 milhão de unidades no semestre, o que corresponde a um crescimento de 4,8%. Os veículos produzidos e vendidos por aqui cresceram 2,6%, enquanto os importados subiram 15,6%. Ademais, as vendas no varejo de modelos leves nacionais caíram 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. As importações somaram 228,5 mil unidades, com destaque para os veículos chineses, que já representam 6% do mercado. Segundo Calvet, “esse é um volume equivalente ao que se produz anualmente numa fábrica nacional de grande porte, com mais de 6 mil funcionários diretos”.

Share This