Os números apresentados nesta quinta-feira (04) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) indicam que, ao contrário do que alguns executivos esperavam, o polêmico impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) não trouxe alento ao mercado automotivo. Ainda que tenha registrado uma leve alta na produção (4,7%) e vendas (5,6%) em relação ao mês passado, os números de julho mantém uma queda elevada nos índices acumulados do ano.
A fabricação de carros no Brasil quando comparada ao ano passado despencou 20,4%; A retração nos licenciamentos do mesmo período é de 24,7%. Por isso a leve melhora no último mês deve ser vista com desconfiança, segundo Marco Saltini, vice presidente da Anfavea. “Esses números não significam nada. Ainda é preciso superar as inseguranças políticas e econômicas que continuam”, afirmou o executivo.
As expectativas da entidade para o final do ano foram mantidas. A grande aposta é na melhora das exportações, favorecidas pela alta do dólar. Espera-se vender 21,5% a mais este ano, com uma queda de 5,5% na produção e 19% nos licenciamentos