Fabricantes têm acesso a dados pessoais dos consumidores por meio das centrais multimídias

A popularização dos sistemas de infoentretenimento dos carros vendidos atualmente é um dos fatores de maior relevância para o avanço tecnológico dos automóveis e à conectividade dos veículos com seus proprietários e a internet. Desde aplicativos que podem ser compartilhados com smartphones, passando por redes sociais, até o GPS, as centrais multimídias podem guardar uma série de dados referentes aos seus proprietários para tornar suas vidas mais cômodas a bordo. Contudo, isto também pode representar um grave afronte à privacidade. As informações são do site Carscoops.

“Nós sabemos quando alguém infringe a lei e quem são essas pessoas”, afirmou o vice-presidente global de vendas da Ford, Jim Farley, durante uma conferência sobre tecnologia no começo deste ano. “Nós temos GPS nos seus carros, então sabemos o que você está fazendo. Aliás, nós não fornecemos estas informações a ninguém.”

Embora, mais tarde, o executivo tenha diminuído o tom sobre o que de fato a Ford sabe sobre seus clientes, a realidade é que as fabricantes de automóveis têm, sim, acesso abrangente e irrestrito sobre as movimentações de seus clientes por meio do GPS e outros dados passados por eles nos recursos dos sistemas de infoentretenimento. Tal poder, segundo o site Autonews, fez com que as 10 maiores companhias de automóveis assinassem um acordo para implementar políticas de privacidade e consentimento à indústria, a fim de proteger a privacidade dos consumidores. 

Isso significa que até o ano de 2017, as fabricantes deverão transparecer objetivamente quais são os tipos de dados que precisarão obter de seus consumidores e a maneira como podem lidar ou divulgar isso antes de vender um automóvel. Tal política de privacidade deverá ser permitida (ou não) pelo cliente para que ele possa usufruir dos sistemas de infoentretenimento.

“Os carros modernos não processam apenas informações sobre as vias, mas em breve passarão a se comunicar uns com os outros”, relatou John Bozzella, presidente da Associação Global das Fabricantes de Automóveis. “Vigilância acerca da privacidade para nossos consumidores e a segurança dos sistemas dos veículos são imprescindíveis.”

Mesmo com esta preocupação, contudo, é bom lembrar que ainda que as pessoas estejam mais cientes sobre o quanto de suas vidas pessoais estão compartilhando com seus carros, existirão situações em que o acesso e divulgação destas informações será obrigatória. É o caso, por exemplo, de mandados judiciais ou localização de veículos devido roubo, furto ou acidentes de trânsito. 

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