Bem posicionado entre os SUVs compactos premium, com mais de 2 mil unidades vendidas no Brasil em 2017, o Mercedes-Benz GLA quer ser mais reconhecido por suas qualidades como aventureiro. Em sua re-estilização, teve o desenho externo revisto para ficar mais imponente e “off-road” e, ainda assim, continuar agradando quem espera dele um visual esportivo, quase de um cupê.

Detalhes em alumínio nos para-choques são novidade no GLA 2018
Ganhou grade dianteira igual a do irmão maior GLS, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro receberam proteções em alumínio. Ao mesmo tempo, teve melhora em seu coeficiente aerodinâmico, que caiu de 0,29 para 0,28.

Recurso adapta a intensidade das lanternas traseiras de acordo com a luminosidade do ambiente
Entre outros detalhes, as lanternas traseiras estão maiores e trazem tecnologia “Stardust”, antes encontrada apenas no sedã Classe E. Esse recurso regula em três níveis a intensidade das luzes de freio e piscas de acordo com a luminosidade externa, evitando ofuscar os demais motoristas à noite e melhorando a visualização durante o dia. “Isso também ajuda a economizar carga do alternador”, observou o gerente sênior de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, Dirlei Dias.

Suspensão do GLA brasileiro é 30 mm mais alta
Made in Brazil
O novo GLA é oferecido em três versões com motor 1,6 litro de 156 cv e câmbio de dupla embreagem com sete marchas: 200 ff Style (R$ 158.900,00), 200 ff Advance (R$ 175.900,00) e 200 ff Enduro (R$ 203.900,00). Ainda há a versão 250 Sport, com motor 2,0 litros de 211 cv (R$ 232.900,00) e a topo de linha Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC, com motor 2.0 turbo de 4 cilindros e 381 cv, mais câmbio Speedshift DCT de 7 velocidades (R$ 359.900,00).

Os GLA produzidos no Brasil (os citados acima, exceto o AMG) têm a suspensão “Off-road Comfort”, 30 milímetros mais alta na altura livre do solo, que a marca alemã considera ser a mais adaptada ao uso em nossas vias. O sistema em si é independente nas quatro rodas: McPherson na dianteira e braços múltiplos na traseira (três braços de controle e um de arrasto).

Motor 1.6 turbo gera 156 cv e 25,49 kgfm de torque

De série desde a versão Style, o SUV tem 7 airbags (dois dianteiros, dois laterais, dois de janela e um de joelho para motorista), sistema Start/Stop, ignição do motor via botão no painel (“Keyless-go”), direção assistida eletricamente, assistente de partida em rampa, controle de tração eletrônico, pré-carregamento dos freios (antecipa frenagem de emergência caso perceba que o motorista tirou o pé do acelerador bruscamente), secagem automática dos discos de freios em caso de chuva (aproxima as pastilhas do disco, de forma imperceptível ao motorista, para manter a área de atrito seca) e função “Hold” para imobilizar o carro em semáforos, por exemplo, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio.

A Mercedes-Benz destaca a última geração de seu sistema de controle de estabilidade (chamada de “ESP Curve Dynamic Assist”), com foco em melhorar a dirigibilidade em curvas. O sistema atua ao aplicar frenagem nas rodas internas durante o contorno da curva, ao mesmo tempo que envia o torque para as rodas externas, evitando o subesterço.

Topo de vendas
Fabricado em Iracemápolis (SP), o GLA 200 ff Advance deve corresponder a 50% das vendas da nova versão do SUV no Brasil. Nesta versão, os faróis deixaram de ser bi-xenônio para abraçar a tecnologia full LED, mais eficiente. O desenho das rodas de liga leve de 18 polegadas só é dividido com a versão Enduro e os pneus 235/50 são run-flat.

Acabamento em alumínio se destaca no painel

O interior convive com a dualidade de atender aos hábitos dos clientes tradicionais com a vontade de atrair aos “millenials” – jovens entre 25 e 35 que são o alvo das novas campanhas de publicidade da Mercedes-Benz. O sistema multimídia carece de tela sensível ao toque, mas aceita integração com Android Auto e Apple Car Play no celular, seja por bluetooth ou quando conectado por cabo a uma das entradas USB debaixo do descanso de braço central. Isso permite espelhamento de aplicativos de navegação, como Waze e Google Maps. Ao mesmo tempo, o console central ainda conserva um anacrônico CD Player.

Versão Advance tem costura diferenciada nos bancos

O acabamento tem opções com combinações de cores em sua forração e costuras diferenciadas. Há ajuste elétrico e memorizável do banco do motorista, com regulagem de altura do assento, de encosto lombar e apoio das pernas. Um detalhe interessante é a iluminação noturna nas soleiras das portas dianteiras.

O painel com alumínio escovado é de série no GLA Advance. Para combinar, as teclas de acesso rápido ganharam tom cromado. Entre esses botões está o de ajuste do comportamento do trem de força e da direção. São quatro opções: “Comfort” (normal), “Sport” (respostas mais rápidas ao acelerador e direção mais firme), “Individual” (programável pelo motorista) e “Eco” (privilegia a economia de combustível).

Regulagem elétrica do banco do motorista é memorizável e permite ajuste lombar

Considerando que é um veículo de alta gama, faz falta o ar-condicionado digital – os comandos são analógicos. Entretanto, sobra tecnologia em outros tipos de assistência, como o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro em vagas paralelas ou perpendicular sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios. Caso o motorista prefira estacionar o carro da maneira convencional, pode usar a câmera de ré de alta resolução com linhas auxiliares, além do sensor de proximidade com aviso sonoro. Comodidade de sobra para todos os gostos.

Sistema multimídia permite conexão com celulares, mas falta sensibilidade ao toque na tela

FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz GLA Style, GLA Advance e GLA Enduro

Motor
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.595 cm³
Potência: 156 cv / 5.300 rpm
Torque máximo : 250 Nm / 1.200 a 4.000 rpm

Transmissão
Câmbio: 7G DCT (sete marchas com dupla embreagem)

Pneus
235/50 R18

Dimensões
Peso (kg): 1.435 kg
Capacidade do porta-malas (L): 421
Tanque de combustível (L): 50/6
Comprimento (mm): 4.417
Largura (mm): 2.022
Altura (mm): 1.524

Você vai conferir todos os detalhes sobre o teste de pista do Mercedes-Benz GLA 200 ff Advance na edição de setembro da Revista CARRO. Fique ligado!

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