Bem posicionado entre os SUVs compactos premium, com mais de 2 mil unidades vendidas no Brasil em 2017, o Mercedes-Benz GLA quer ser mais reconhecido por suas qualidades como aventureiro. Em sua re-estilização, teve o desenho externo revisto para ficar mais imponente e “off-road” e, ainda assim, continuar agradando quem espera dele um visual esportivo, quase de um cupê.
Ganhou grade dianteira igual a do irmão maior GLS, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro receberam proteções em alumínio. Ao mesmo tempo, teve melhora em seu coeficiente aerodinâmico, que caiu de 0,29 para 0,28.
Entre outros detalhes, as lanternas traseiras estão maiores e trazem tecnologia “Stardust”, antes encontrada apenas no sedã Classe E. Esse recurso regula em três níveis a intensidade das luzes de freio e piscas de acordo com a luminosidade externa, evitando ofuscar os demais motoristas à noite e melhorando a visualização durante o dia. “Isso também ajuda a economizar carga do alternador”, observou o gerente sênior de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, Dirlei Dias.
Made in Brazil
O novo GLA é oferecido em três versões com motor 1,6 litro de 156 cv e câmbio de dupla embreagem com sete marchas: 200 ff Style (R$ 158.900,00), 200 ff Advance (R$ 175.900,00) e 200 ff Enduro (R$ 203.900,00). Ainda há a versão 250 Sport, com motor 2,0 litros de 211 cv (R$ 232.900,00) e a topo de linha Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC, com motor 2.0 turbo de 4 cilindros e 381 cv, mais câmbio Speedshift DCT de 7 velocidades (R$ 359.900,00).
Os GLA produzidos no Brasil (os citados acima, exceto o AMG) têm a suspensão “Off-road Comfort”, 30 milímetros mais alta na altura livre do solo, que a marca alemã considera ser a mais adaptada ao uso em nossas vias. O sistema em si é independente nas quatro rodas: McPherson na dianteira e braços múltiplos na traseira (três braços de controle e um de arrasto).
De série desde a versão Style, o SUV tem 7 airbags (dois dianteiros, dois laterais, dois de janela e um de joelho para motorista), sistema Start/Stop, ignição do motor via botão no painel (“Keyless-go”), direção assistida eletricamente, assistente de partida em rampa, controle de tração eletrônico, pré-carregamento dos freios (antecipa frenagem de emergência caso perceba que o motorista tirou o pé do acelerador bruscamente), secagem automática dos discos de freios em caso de chuva (aproxima as pastilhas do disco, de forma imperceptível ao motorista, para manter a área de atrito seca) e função “Hold” para imobilizar o carro em semáforos, por exemplo, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio.
A Mercedes-Benz destaca a última geração de seu sistema de controle de estabilidade (chamada de “ESP Curve Dynamic Assist”), com foco em melhorar a dirigibilidade em curvas. O sistema atua ao aplicar frenagem nas rodas internas durante o contorno da curva, ao mesmo tempo que envia o torque para as rodas externas, evitando o subesterço.
Topo de vendas
Fabricado em Iracemápolis (SP), o GLA 200 ff Advance deve corresponder a 50% das vendas da nova versão do SUV no Brasil. Nesta versão, os faróis deixaram de ser bi-xenônio para abraçar a tecnologia full LED, mais eficiente. O desenho das rodas de liga leve de 18 polegadas só é dividido com a versão Enduro e os pneus 235/50 são run-flat.
O interior convive com a dualidade de atender aos hábitos dos clientes tradicionais com a vontade de atrair aos “millenials” – jovens entre 25 e 35 que são o alvo das novas campanhas de publicidade da Mercedes-Benz. O sistema multimídia carece de tela sensível ao toque, mas aceita integração com Android Auto e Apple Car Play no celular, seja por bluetooth ou quando conectado por cabo a uma das entradas USB debaixo do descanso de braço central. Isso permite espelhamento de aplicativos de navegação, como Waze e Google Maps. Ao mesmo tempo, o console central ainda conserva um anacrônico CD Player.
O acabamento tem opções com combinações de cores em sua forração e costuras diferenciadas. Há ajuste elétrico e memorizável do banco do motorista, com regulagem de altura do assento, de encosto lombar e apoio das pernas. Um detalhe interessante é a iluminação noturna nas soleiras das portas dianteiras.
O painel com alumínio escovado é de série no GLA Advance. Para combinar, as teclas de acesso rápido ganharam tom cromado. Entre esses botões está o de ajuste do comportamento do trem de força e da direção. São quatro opções: “Comfort” (normal), “Sport” (respostas mais rápidas ao acelerador e direção mais firme), “Individual” (programável pelo motorista) e “Eco” (privilegia a economia de combustível).
Considerando que é um veículo de alta gama, faz falta o ar-condicionado digital – os comandos são analógicos. Entretanto, sobra tecnologia em outros tipos de assistência, como o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro em vagas paralelas ou perpendicular sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios. Caso o motorista prefira estacionar o carro da maneira convencional, pode usar a câmera de ré de alta resolução com linhas auxiliares, além do sensor de proximidade com aviso sonoro. Comodidade de sobra para todos os gostos.
FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz GLA Style, GLA Advance e GLA Enduro
Motor
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.595 cm³
Potência: 156 cv / 5.300 rpm
Torque máximo : 250 Nm / 1.200 a 4.000 rpm
Transmissão
Câmbio: 7G DCT (sete marchas com dupla embreagem)
Pneus
235/50 R18
Dimensões
Peso (kg): 1.435 kg
Capacidade do porta-malas (L): 421
Tanque de combustível (L): 50/6
Comprimento (mm): 4.417
Largura (mm): 2.022
Altura (mm): 1.524
Você vai conferir todos os detalhes sobre o teste de pista do Mercedes-Benz GLA 200 ff Advance na edição de setembro da Revista CARRO. Fique ligado!