ZF Superbanner - 13.08-13.11

Esperança de boas vendas, o JAC T40 é o responsável por estrear o novo logo da marca chinesa, aposentando a estrela de cinco pontas que a caracterizava anteriormente. Posicionado abaixo do modelo T5, o lançamento é classificado como um SUV, mas o lançamento se assemelha mais no comportamento e no visual a um crossover “aventureiro urbano”, como o Honda WR-V e o Citroën Aircross.


Com 4,13 de comprimento, tem motor 1.5 flex de 127 cv de potência e 15,7 kgfm de torque (no etanol), o mesmo que equipa o T5 e algumas versões da linha J3. Por enquanto, a única opção de câmbio é a caixa manual de cinco marchas. Presidente do Grupo SHC, que administra a marca JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib promete trazer o T40 com caixa automática CVT já no começo de 2018, o que acresceria R$ 5.000 ao preço do modelo.

Mesmo sendo essa a versão mais esperada, Habib justifica a demora pela cota limitada de venda de veículos imposta pelo programa Inovar-Auto a importadores até o final de 2017. O Grupo SHC pode vender até 4.800 carros até o final do ano, e o T40 com CVT faria essa marca estourar. A expectativa da empresa é vender 300 unidades por mês do T40 até o final de 2017.


Aliás, foi o próprio Grupo SHC que pagou e dirigiu o desenvolvimento do design do T40. Projetado em cima de uma nova plataforma da JAC, inédita no Brasil, o SUV/crossover foi desenhado no centro de design em Turim, na Itália, levando em conta o gosto do consumidor brasileiro – que ainda compra “carro por metro”, opina Habib. “Eu queria um carro que tivesse uma maior impressão de tamanho”, conta o executivo.


Para demonstrar o resultado, no evento de lançamento aos jornalistas, Habib colocou o T40 lado a lado com unidades de modelos como Aircross, Peugeot 2008, Ford EcoSport, VW Golf e até o próprio JAC T5. Na comparação visual, o T40 parece realmente maior que os citados, mesmo sendo mais curto no comprimento e tendo distância entre os eixos (2,49 m) equivalente ou menor. Os trunfos aqui são a largura de 1,75 m (igual à do Honda Civic) e a altura de 1,56 m.

Preços
Custa R$ 56.990 já equipado com controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, assistente de velocidade de cruzeiro (cruise control), controle de tração, assistente de frenagem de emergência, direção elétrica progressiva e sensor de pressão dos pneus.


Porém, a versão que chega às concessionárias já nesta quarta-feira, 2 de agosto, é a de R$ 58.990 com central multimídia, câmera de estacionamento traseira e câmera dianteira de segurança – pela qual o proprietário pode gravar as imagens do percurso em um cartão de memória, tal qual virou moda em outros países, como a Rússia.


O preço vai a R$ 60.980 com a pintura bitom – na verdade, uma película da 3M aplicada aqui mesmo no Brasil, que pode ser preta (com a cor laranja) ou prata (com a cor vermelha).

Share This