Utilitária se renova e fica mais equipada para disputar espaço com rivais
Texto: Marcos Camargo Jr.
A Chevrolet aproveita a ocasião da Expo Londrina, no Paraná, para apresentar ao público pela primeira vez a renovada S10. Ainda que não seja uma nova geração a GM dedicou seus esforços para renovar a picape por inteiro o que inclui mudanças de carroceria, painel e conteúdo tecnológico o que incluiu uma mudança mecânica sutil.
Sutil porque o motor turbodiesel 2.8 litros em todas as versões segue o mesmo, porém recalibrado e com 39 mudanças conforme a Chevrolet. Com isso, a GM informa que a nova S10 faz de zero a 100 km/h 9,4 segundos, sendo 1 segundo mais rápido do que anterior. Agora são 207cv e 52kgfm de torque, 7cv a mais e 1kgfm de torque adicionais. A transmissão é automática de 8 velocidade e não mais 6 posições sendo o mesmo conjunto usado na Colorado.
Com as mudanças o consumo informado pelo Inmetro é de de 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, segundo o Inmetro. Com esses novos números, a picape ficou 13% abaixo da versão passada.
A Chevrolet também recalibrou a suspensão e fez uma troca dos amortecedores, aumentou bitolas, trouxe uma nova coluna de direção e também acrescentou painéis acústicos na parede corta fogo, portas e parte traseira para deixar a S10 mais silenciosa.
Novo visual mais “Silverado”
A renovação visual da S10 também trouxe um estilo mais Silverado por fora no caso da High Country com molduras cromadas bem amplas e uma nova grade e skid plate. Na traseira há uma nova tampa com estamparia modificada e escrita “Chevrolet” com apliques cromados.
Na Z71, modelo de entrada o visual da grade é preto com logo característico da versão, santantonio tubular com extensão e tampa com apliques na cor preta.
Por dentro a nova Chevrolet S10 ganha linhas mais horizontais, painel de instrumentos de 8 polegadas, multimídia de 11 polegadas com conexão com smartphones, rodas de 18 polegadas, faróis Full-LED, partida por botão (item inédito), seis airbags, alerta de colisão frontal, banco com ajuste elétrico do motorista, alerta de saída de faixa, ar-condicionado digital, alerta de tráfego cruzado, carregador de smartphone por indução, entre outros. No entanto mantém freio de estacionamento por alavanca e freio a tambor na traseira.
Primeiro contato
A revista Carro teve um primeiro acesso à nova pick-up Chevrolet S10 em uma pista curta mas de trajeto fora de estrada. Nesse pequeno trecho não foi possível acelerar ou mesmo avaliar os itens adicionais da S10 2025. No entanto se nova a evolução nos materiais empregados nesta renovação importante.
Em testes de inclinação, aceleração e de suspensão onde o conjunto da S 10 é colocado à prova é possível dizer que a GM manteve a pick-up no mesmo patamar, porém uma evolução importante é notada no nível de ruído da cabine que é bem mais silenciosa.
Pré venda aberta
A Chevrolet S10 LTZ é vendida por R$ 292.800 e a High Country será negociada por R$ 302.900. Já a esportiva Z71 é vendida por R$ 281,2 mil. O interessado pela Chevrolet S10 terá que fazer um depósito de R$ 8.000 para fazer a reserva enquanto o lançamento de fato é esperado para o mês de maio.