A Porsche adiantou nesta quinta-feira (2) as primeiras imagens do inédito Panamera Sport Turismo, a primeira variação de carroceria do Panamera, que será apresentada oficialmente durante o Salão de Genebra, na Suíça, neste mês. O modelo terá compartilha a mesma estrutura do gran turismo, contará com cinco versões e terá opção para levar até três ocupantes atrás.
O Panamera Sport Turismo é a versão “perua” do Panamera regular. Contudo, mesmo com pouco mais de cinco metros de comprimento, é inegável identificar uma pitada de “hatch” no Sport Turismo, devido ao caimento acentuado da coluna C e sua traseira mais proeminente, além do balanço menor atrás (distância entre o eixo e o fim do parachoque).
Além do estilo imediatamente distinto do seu irmão convencional, o Panamera Sport Turismo possui algumas características exclusivas. A que merece mais destaque é a configuração 4+1 da cabine, que permite instalar um banco central na segunda fileira de assentos, ainda que os dois bancos das extremidades sejam indivudais. No Panamera sedã isto é impossível, só há espaço para duas pessoas ali. Caso o interessado no Sport Turismo queira, há a opção de deixar apenas dois assentos atrás, com ajustes elétricos.
Outro recurso feito só para a “perua” é o spoiler traseiro adaptativo. O adereço pode regular seu ângulo em relação ao teto de -7º a 26º, gerando até 50 kg de downforce dependendo da velocidade do carro ou modo de condução (desde contribuir para a aerodinâmica e economizar combustível, até prezar pelo máximo desempenho, passando pela função de diminuir ruído do vento quando o teto solar está aberto).
Em relação às tecnologias embarcadas, os recursos são os mesmos do Panamera. O Sport Turismo conta com o conjunto de suspensão pneumática adaptativa e controle de chassi (PDCC), controle de estabilidade e tração Porsche Traction Management (PDM), além de painel digital, piloto automático adaptativo, entre outros. Os motores da gama dele também são os mesmos: um 2.9 V6 e um 4.0 V8.
Serão cinco versões do Panamera Sport Turismo disponíveis no mercado europeu: a 4 (de 330 cv), 4S (de 440 cv), 4 E-Hybrid (de 462 cv), Turbo (de 550 cv) e a 4S Diesel (de 421 cv).