Porsche Mobil 1 Supercup estreará com combustível sintético

Porsche Mobil 1 Supercup estreará com combustível sintético

 

Os carros 911 GT3 Cup não requerem modificações técnicas para utilização do combustível

 

A Porsche Mobil 1 Supercup estreará sua nova temporada utilizando combustível sintético, o eFuel, próximo de ser neutro em CO2. A matéria-prima vem da planta piloto Haru Oni.

O produto final permite que os veículos 911 GT3 Cup, com cerca de 510 cv, possam competir potencialmente neutros em CO2. Nos três anos anteriores, uma mistura de combustível parcialmente sintético de segunda geração foi usada.

Para os carros de corrida que, ao contrário de seus homólogos de produção, são equipados com unidades de controle de motor programadas manualmente, terão uma versão de software adaptada instalada antes do evento.

A temporada começa com o Grande Prêmio da Emilia-Romagna em Imola, em 19 de maio, e conclui também na Itália, desta vez em Monza, em 1º de setembro. Durante a temporada, o total de combustível necessário para até 32 veículos Cup é de cerca de 50 mil litros.

Os combustíveis sintéticos (eFuels) são gerados a partir de hidrogênio renovável e dióxido de carbono do ar, graças ao uso de energia renovável. Isso cria inicialmente o eMetanol, que, levado um passo adiante, é então convertido em gasolina bruta sintética. O projeto Haru Oni, localizado na Patagônia, obtém a energia para esse processo a partir da energia eólica.

Neste local, o vento é abundante e barato. O dióxido de carbono atualmente vem de uma fonte biogênica. No futuro, será extraído diretamente da atmosfera de maneira ambientalmente amigável usando um processo inovador de captura direta de ar (DAC). A Porsche está trabalhando em um sistema piloto de DAC com o Grupo Volkswagen, HIF Global (seu parceiro na produção de eFuels) e MAN Energy Solutions. O objetivo é mostrar que o processo pode ser implementado industrialmente.

O termo “eFuel” refere-se a combustíveis sintéticos produzidos usando energia renovável e não dependem de recursos fósseis. Esses combustíveis sintéticos podem complementar a eletromobilidade, especialmente para veículos já em circulação hoje.

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