Porsche Cayenne CoupéSe a terceira geração do Porsche Cayenne havia atingido o ápice da esportividade na história do utilitário esportivo, uma nova configuração do SUV chega para redefinir esse conceito: é o Cayenne Coupé, que estreia por aqui em duas configurações de motor e acabamento.

A novidade chega inicialmente na configurações Cayenne Coupé, por R$ 459.000, e Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé, que parte de R$ 956.000 e pode romper a barreira de R$ 1 milhão com todos os opcionais. Os preços iniciais ficam R$ 20 mil e R$ 10 mil acima, respectivamente, das mesmas versões do Cayenne SUV.

A versão de “entrada” traz o 3.0 V6 turbo, que produz 340 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, ela vai de zero a 100 km/h em 6s e pode chegar a 243 km/h de máxima.

Já a versão híbrida plug-in combina um 4.0 V8 biturbo de 550 cv a um motor elétrico que, juntos, entregam o total de 680 cv e 91,7 kgfm. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3s8 e a máxima é de 295 km/h.

Porsche Cayenne CoupéImpressões

Pudemos guiar o Cayenne Coupé na versão com motor V6 por um longo trajeto na serra gaúcha, entre Gramado e Porto Alegre (RS), que mesclou trechos on e off-road.

A seção dianteira e as portas laterais são as mesmas do Cayenne “convencional”. Os demais itens são exclusivos do Coupé, incluindo a coluna dianteira e para-brisa mais inclinados.

O Cayenne Coupé tem 4.931 mm de comprimento, 1.983 mm de largura, 1.676 mm de altura e 2.895 de distância entre eixos. A novidade é 13 mm mais comprida que o Cayenne convencional e traz para-lamas alargados na traseira. As opções de rodas vão de 20 a 22 polegadas.

Porsche Cayenne CoupéA posição de guiar é exemplar como em todo Porsche: bancos, volante e pedais são perfeitamente alinhados. O espaço é bom para quatro ocupantes, inclusive no banco de trás – para que o teto mais baixo na traseira não diminuísse o vão para a cabeça, a Porsche rebaixou o assento traseiro em 30 mm. Há cinco lugares disponíveis, mas é possível suprimir opcionalmente o quinto deles para torná-lo um porta-copos.

Efeito colateral do novo design é a visibilidade para trás. O vidro traseiro menor e as colunas traseiras mais largas pedem atenção redobrada em manobras.

O sistema de câmeras 360° é opcional, mas os sensores de estacionamento à frente e atrás e a câmera de ré ajudam a estacionar sem problemas. Detalhe curioso é que há inclusive um lavador dedicado à câmera traseira, muito útil quando o carro está encoberto por lama.

O motor V6 entrega torque máximo a baixíssimas 1.340 rpm, o que torna as retomadas ágeis sem que seja necessária a redução imediata de marchas.

Em condução normal, a tração integral concentra 90% da força no eixo traseiro, mas pode repartir 50/50 quando necessário. O câmbio é o mesmo automático epicíclico de oito marchas do Cayenne. Para poupar combustível, há roda-livre e sistema stop-start.

A suspensão (multibraço nos dois eixos) possui amortecimento a ar de série, que permite o ajuste de três níveis de rigidez e diferentes ajustes de altura.

O Cayenne Coupé já vem de fábrica com a central multimídia de 12,1 pol, ar-condicionado digital de duas zonas, e o pacote Sport Chrono, que agrega 4 modos de condução, tecla Sport Response (espécie de overboost) e controle de largada.

Faltas sentidas são a do controle de cruzeiro adaptativo e do monitoramento de pontos cegos, que poderiam vir de série.

Há mais de 180 itens opcionais, entre os quais podem ser destacados o eixo traseiro dinâmico e o pacote Sport Leve, que agrega até teto em fibra de carbono para reduzir o peso em ordem de marcha.

 

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