Porsche 911 GT3 tem opção de novo kit de performance para o Brasil - Foto: divulgação/Porsche

Porsche 911 GT3 tem opção de novo kit de performance para o Brasil – Foto: divulgação/Porsche

 

O Porsche 911 GT3 agora tem como opção no Brasil o kit de performance Manthey, oferecido através do programa de acessórios originais da marca, Porsche Tequipment. As modificações são focadas na aerodinâmica e nos componentes do chassi. O novo kit de performance foi desenvolvido em colaboração entre os engenheiros da Porsche em Weissach e os especialistas da Manthey em Meuspath.  

 Um Porsche 911 GT3 com o kit de performance Manthey, impulsionado pelo motor de 510 cv, registrou um tempo de volta de 6m55s737 no circuito de 20,6 quilômetros de Nürburgring Nordschleife, tradicional laboratório de testes para carros esportivos da. Isso o torna exatamente 4,19 segundos mais rápido que o 911 GT3 original, testado um ano antes com os mesmos pneus opcionais Michelin Pilot Sport Cup 2 R. 

 O kit de performance Manthey já está disponível para encomendas na rede de concessionários. O conjunto tem preço público sugerido de R$ 375.677. Os componentes de suspensão e freios podem ser adquiridos separadamente. Já o conjunto de rodas leves 911 Manthey tem preço público sugerido de R$ 86.328. 

 No Brasil, o Porsche 911 GT3 RS vendido atualmente possui motor 4.0 6-cilindros com potência de 525 cv e torque máximo de 47,4 kgfm. Sua aceleração de zero a 100 km/h declarada pela fábrica é 3s2 e a velocidade máxima é de 296 km/h. Seu preço inicial é de R$ 1.769.000. 

 

Foto: divulgação/Porsche

Foto: divulgação/Porsche

911 GT3 ainda mais rápido em pista 

 

O pacote aerodinâmico do Porsche 911 GT3 com o kit de performance Manthey se distingue por um spoiler maior e abas laterais na frente do carro. Em conjunto com os elementos de direcionamento do fluxo de ar modificados na parte inferior da carroceria, eles aumentam a carga aerodinâmica sob o eixo dianteiro. 

 As modificações na traseira são mais pronunciadas. A asa apoiada no sistema de fixação tipo pescoço de cisne do 911 GT3 é mais larga e apresenta uma borda (Gurney) destacável. As placas finais com seus distintivos logotipos Manthey também foram ampliadas, assim como o ângulo de ataque da asa. As aletas do difusor traseiro foram estendidas e passaram a ser feitas de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP). Os aerodiscos nas rodas traseiras, que também são feitos de CFRP, aumentam ainda mais a eficiência aerodinâmica do carro. 

  Foto: divulgação/Porsche

 

Suspensão adaptável coilover 

 

Em colaboração com Manthey, a Porsche desenvolveu uma suspensão coilover especial de quatro vias para o 911 GT3 que pode ser adaptada para uso no circuito. Os suportes de suspensão podem ser ajustados em quatro posições, sendo que os movimentos de distensão e compressão não requerem ferramentas para alteração nas regulagens. As mudanças moderadas nas taxas de mola (10% mais altas no eixo dianteiro e 7% mais baixas na traseira) contribuem para melhorar a performance no limite, sem comprometer a usabilidade do dia-a-dia. 

  Um conjunto de rodas forjadas leves com aros de 20 e 21 polegadas está disponível como opção para o Porsche 911 GT3. Eles reduzem a massa não suspensa em um total de 7,3 kg e estão disponíveis em Prata Brilhante, Prata Escuro, Neodímio e Preto (brilhante acetinado). 

  Já nos freios, o kit oferece um conjunto de tubulações com tranças de aço. Eles garantem um ponto de pressão muito preciso e, assim, permitem uma modulação ideal dos freios. Pastilhas de freio especiais de corrida estão disponíveis como opção para o 911 GT3 com o kit de Performance Manthey. Projetores de porta e protetores de soleira de porta iluminados com o logotipo Manthey ajudam a personalizar visualmente o carro. 

 

Texto: Fernando Lalli

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