As vendas de carro 0 km sofreram uma queda neste ano, mas o mercado de pneus vai muito bem, obrigado. O segmento deverá fechar 2014 com aproximadamente 36 milhões de pneus comercializados — incluindo os originais usados pelas montadoras em seus automóveis e os de reposição. Desse volume, aproximadamente 3 milhões são de pneus premium, aqueles acima de 17″ utilizados pelas marcas como Audi, Mercedes-Benz, BMW, os SUVs da Land Rover etc.
Apostando nesse filão, a Pirelli e a Caçula de Pneus, sua representante oficial, inauguraram hoje (13) em São Paulo a primeira loja de pneus premium da América Latina. Ela segue o conceito premium que a fabricante já adota em 90 pontos de venda espalhadas pelo mundo (o primeiro foi em Frankfurt, Alemanha, em 2013), cuja premissa é oferecer um atendimento personalizado ao cliente, com serviços de leva e traz, funcionamento 24 horas e, inclusive, manicure grátis. “Até o final de 2015, queremos abrir mais seis lojas premium. A próxima será na Argentina”, revela Marco Tronchetti, diretor de marketing da Pirelli para a America do Sul.
Tronchetti diz que esse mercado está se desenvolvendo no Brasil. “Nos últimos cinco anos, ele cresceu 38% e a evolução deste ano em comparação a 2013 é de 8%”, diz. Em nível global, o faturamento das vendas de pneus premium da Pirelli aumentou 20% em relação ao ano passado.
A empresa anunciou investimentos de R$ 1 bilhão no Brasil até 2017. Por falar em investimentos, a Caçula de Pneus também abriu os cofres para inaugurar a loja, batizada de Motorsport. Ela gastou R$ 1 milhão na reforma do local e na aquisição de equipamentos de alta tecnologia.