Os três carros mais vendidos nos Estados Unidos não são carros, e sim picapes médias-grandes. No top 10, somente elas são de marcas americanas; os outros sete modelos mais emplacados são de japonesas.
O resumo do mercado de veículos dos EUA em 2015, quando analisado por modelo, mostra uma figurinha repetida na primeira posição: há 34 anos a Ford F-150 é a campeã de vendas naquele país. Sua rival da General Motors, a Chevrolet Silverado, manteve o segundo lugar. O pódio fechou com a Ram, antigo modelo Dodge que virou marca do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Do quarto ao décimo lugar, há somente carros de Toyota, Honda e Nissan. Nenhum sedã das três grandes de Detroit conseguiu entrar nessa lista. E não porque faltem opções nas gamas de GM, Ford e Chrysler (Focus, Fusion, Taurus, Cruze, Malibu, Impala, 200, 300, para citar apenas alguns dos que não chegaram lá).
Veja a lista (marca/modelo e unidades vendidas em 2015):
1º) FORD F-150 – 780.354
2º) CHEVROLET SILVERADO – 600.544
3º) RAM 1500 – 451.116
4º) TOYOTA CAMRY – 429.355
5º) TOYOTA COROLLA – 363.332
6º) HONDA ACCORD – 355.557
7º) HONDA CR-V – 345.647
8º) HONDA CIVIC – 335.384
9º) NISSAN ALTIMA – 333.398
10º) TOYOTA RAV4 – 315.412
Juntos, esses dez modelos emplacaram 4.310.099 unidades em 2015. É uma quantidade 74% maior que os 2.476.904 de automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil no ano passado — no total de todas as marcas e modelos.