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Jeep Gladiator

Utilitário derivado do Wrangler terá motor V6, mas capacidade de carga será inferior à de uma Fiat Strada

 

Com desenhos registrados no INPI desde 2019, a picape Jeep Gladiator finalmente deverá fazer sua estreia no Brasil no segundo semestre de 2022. O utilitário será vendido em versão única e terá mecânica distinta do Wrangler disponível por aqui.

Derivada do tradicional SUV, a Gladiator possui 5.537 mm de comprimento (752 mm a mais que o Wrangler), 1.939 mm de altura (70 mm extras) e 3.487 mm de distância entre eixos entre-eixos (acréscimo de 480 mm). A largura é a única medida comum a ambos, com 1.875 mm. 

Para o Brasil, a Gladiator terá mecânica distinta em relação ao Wrangler disponível por aqui. Como nos Estados Unidos e na Argentina, a picape utilizará o motor 3.6 V6 Pentastar, somente a gasolina, de 285 cv a 6.400 rpm e 36 kgfm a 4.800 rpm. Apesar dos 13 cv extras, o V6 produz 4,8 kgfm a menos do que o 2.0 turbo do Wrangler. O câmbio será automático de 8 marchas, com tração 4×4 com reduzida.

Mais preparada para o off-road extremo, a versão Rubicon da Jeep Gladiator oferece opção de bloqueio mecânico dos diferenciais dianteiro e traseiro, desconexão da barra estabilizadora dianteira (a fim de aumentar o curso de suspensão) e proteções metálicas sob o tanque de combustível e a caixa de transferência. Apesar dos atributos, a Gladiator possui capacidade de carga inferior à de uma Fiat Strada 1.3 manual (650 kg), com apenas 615 kg. A capacidade de reboque é de 2.495 kg.

Na Argentina, a Jeep Gladiator Rubicon tem preço inicial de 99.000 dólares (o equivalente a cerca de R$ 549 mil na conversão direta, sem impostos). Com motor de menor cilindrada, o Wrangler Rubicon 4 portas 2021 custa a partir de R$ 459.990 no Brasil.

Fotos: Divulgação

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