Disponível na configuração Rubicon, picape traz vasto pacote de equipamentos e 72 acessórios à disposição para personalização

 

Inspirada no Jeep original lançado há 60 anos, a nova Jeep Gladiator é uma releitura do design da marca para um veículo de carga. A picape chega ao Brasil em sua versão Rubicon, de maior capacidade fora-de-estrada, com sistema de tração 4×4 com relação reduzida 4:1, capacidade de carga de 1 tonelada e motor 3.6 V6 a gasolina de 284 cv. O preço sugerido no Brasil é de R$ 499.990 (exceto estado de SP) e, em São Paulo, R$ 515.913  

Porém, se você se interessou, vai ter que esperar mais um bocado. Isso porque, segundo a Stellantis, a picape já esgotou o primeiro lote disponível no país em apenas 3 horas. Foram 322 unidades comercializadas logo após o lançamento do veículo. Vale ressaltar que esta era a previsão da marca até o fim do ano.

Na dianteira, a conhecida grade de sete fendas foi preservada, porém em versão mais larga para aumentar o fluxo de ar e ajudar o motor – caraterística importante que expande a capacidade de reboque. Outro aspecto notório foi a posição da parte superior da grade, pois ficou ligeiramente inclinada com a finalidade de aprimorar sua aerodinâmica. Ainda no frontal da picape, destaque para os faróis de LED para neblina.

Na traseira, as tradicionais lanternas quadradas formatam a tampa, com trava elétrica e três possibilidades de posições para sua abertura. O formato da caçamba levou em conta não somente o aspecto visual, mas a aplicação de soluções funcionais somadas à devida dedicação ao espaço com iluminação no piso e a fonte de alimentação elétrica de 400 W/220 V.

Sistema de tração 4×4 e recursos na transmissão

A Jeep Gladiator Rubicon possui motor 3.6 V6 a gasolina capaz de gerar 284 cv de potência 347 Nm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas e distribui a força do motor para os eixos rígidos Dana 44 na dianteira e na traseira. A tração 4×4 Rock-Trac, segundo a Jeep, permite que a picape entregue o máximo de força em baixa velocidade para maior controle, além de aumentar a quantidade de torque disponível nas rodas. 

A transmissão também conta com bloqueio eletrônico em ambos os diferenciais. O sistema bloqueia apenas o eixo traseiro ou, então, os eixos traseiro e dianteiro em conjunto. Além disso, o eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI, para uso de velocidades altas em terrenos de baixo atrito, principalmente em Dunas. 

Para terrenos mais difíceis, a desconexão da barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente, aumenta a articulação da suspensão em mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração.

A câmera frontal oferece linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus, permitindo que o condutor enxergue qualquer obstáculo. Para melhorar a experiência, um esguicho integrado permite limpar qualquer sujeira ao acionar apenas um botão.

A picape tem 27 cm de distância do solo para assegurar a ultrapassagem de obstáculos com facilidade. Também tem capacidade de submersão para atravessar rios e riachos em profundidades de até 76 centímetros.

Interior da picape

No interior, a picape é equipada com itens como assistente de voz “hands free”, ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, navegação GPS e monitoramento da pressão dos pneus.   

O sistema de “infotainment” conta com a multimídia Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro digital de instrumentos de 7 polegadas, conectores USB tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barras de som traseiras fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.    

O pacote de segurança dispõe de mais de 70 itens, incluindo piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais.   

Para completar, o habitáculo apresenta bancos revestidos em couro, além de porta-luvas e um porta-objetos com chaves, posicionado sob o banco traseiro e um sistema de escoamento de água para lavagem interna.

A picape utiliza conjunto de pneus 17’’ de liga leve misto que oferecem maior área de contato com a superfície em relação aos pneus comuns – maior tração e controle em situações Off-Road

Na gama de cores estão disponíveis: vermelho Firecracker, branco, cinza, cinza, gobi, prateado, granito e a snazzberry, sendo as três últimas opções exclusivas para o lançamento e disponíveis sob encomenda.

   

Além disso, a Jeep, juntamente com a Mopar, coloca à disposição dos clientes uma linha com 72 acessórios: suporte para bike, barras transversais, portas tubulares, estribos fora-de-estrada e gaveta de caçamba são alguns exemplos de itens que podem ser adquiridos para personalizar o modelo. 

O Novo Jeep Gladiator também está disponível por assinatura. Assim como os modelos Renegade, Compass e Commander, os clientes podem aproveitar os pacotes oferecidos pela marca. Os planos são de 12, 24 e 36 meses, com franquias de 500, 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros por mês. As mensalidades são fixas a partir de R$ 13.700 e incluem documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro com rastreador, revisões, assistência 24 horas em todo país.

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