Cobrar quase R$ 70 mil por um modelo “de entrada” soa estranho, sobretudo quando ele conta com um aparentemente modesto motor 1.6 16V com câmbio manual de cinco marchas. Mas o novo Peugeot 308 possui um detalhe importante que o distingue: a longa lista de equipamentos de série.

Lista de equipamentos pode ser um atrativo para o consumidor

Basicamente, a única (e importante) ausência do 308 Allure 1.6 em relação aos “irmãos” mais caros é o controle de estabilidade e tração. Os seis airbags, sistema multimídia com espelhamento, teto panorrâmico de vidro, controlador e limitador de velocidade e ar-condicionado de duas zonas são itens de série.

Aproximadamente 1s na aceleração de 0 a 100 km/h separa o modelo 1.6 da versão 2.0, que agora só é oferecida com câmbio automático. Além de ser a única opção para quem gosta de trocar marchas manualmente, o mais barato 308 também é mais econômico, com média de 8,5 km/l de consumo com etanol.

Na traseira, lanternas com as "garras do leão"

No dia a dia, o 1.6 16V também usado no 208 e 2008 não decepciona, conseguindo acompanhar carros mais potentes e realizando ultrapassagens com segurança. Em retomadas e aclives, o motor pede rotações elevadas, o que exige uso constante da alavanca que exibe engates firmes, mas curso longo. 

O processo de “amaciamento” que toda a linha 308 recebeu nessa reestilização exclusiva para a América Latina caiu bem, mesmo com as grandes rodas de 17″. Agora se pode trafegar sobre pavimentos ruins sem ficar pensando no custo de buchas e amortecedores.

O acabamento interno é outro ponto positivo do Peugeot 308

A bem-vinda mudança no sistema multimídia aposentou a antiga tela retrátil sobre o painel emborrachado. O novo equipamento agora é embutido e conta com espelhamento para alguns celulares com sistema Android ou iOs. Pelo mesmo motivo, o navegador, antes nativo, saiu de cena para dar lugar a aplicativos de smartphone.   

DADOS DE FÁBRICA    PEUGEOT 308 1.6 ALLURE
Velocidade Máxima (km/h) 196
Motor/Válvulas  L4., diant., trans., 16v
Cilindrada (cm³) 1.587
Potência 115 (G) a 6.000 RPM/ 122 (E) a 5.800 RPM
Torque 15,5 (G)/16,4 (E) a 4.000 RPM
Câmbio Manual, 5 marchas
Suspensão (d/t)

McPherson/Eixo de torção

Peso vazio/cap. máx. de carga (kg) 1.318/400
Diâmetro de giro (m) 10,8
Porta-malas (litros) 430
Peso rebocável (kg) (sem freio)
Tanque de combustível (litros) 60
Pneus (veículo testado) Michelin Primacy3 225/45 R17
Comprimento/largura/altura (mm) 4.292/1.815/1.518
Entrei-eixos (mm) 2.608

A unidade avaliada apresentou alguns rangidos na área das colunas, que também sofriam com batidas da fivela do cinto de segurança do passageiro. Ainda que tenha boa qualidade aparente, o acabamento precisa melhorar. E ser o único modelo da categoria sem controle de estabilidade e tração não ajuda na hora de disputar o consumidor cada vez mais exigente.

O motor do 308 é 1.6 16V de 122 cv

O espaço interno é mais que satisfatório e o bom isolamento acústico torna o reestilizado Peugeot 308 1.6 Allure uma opção atraente aos interessados em um hatch médio que ajude a reduzir as despesas de manutenção. 

NOSSAS MEDIÇÕES PEUGEOT 308 1.6 ALLURE
Aceleração
0-60 km/h 5s1
0-80 km/h 7s7
0-100 km/h 11s7
0-120 km/h 16s2
Retomadas
40-100 km/h em 3ª marcha 11s8
60-120 km/h em 4ª marcha 17s8
80-120 km/h em 4ª marcha 12s6
Frenagens
80-0 km/h 24s8
100-0 km/h 39s5
120-0 km/h 58s3
Consumo em km/l de etanol
Consumo cidade 6,9
Consumo estrada 10,5
Consumo médio (PECO) 8,5
Autonomia em km 510
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