O Latin NCAP, entidade que realiza crash tests para avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina, divulgou nesta quarta-feira (8) os resultados do Kia Picanto e Peugeot 208. Ambos tiveram desempenho ruins. Enquanto o Picanto não obteve nenhuma estrela, de cinco possíveis, para a segurança dos adultos, o francês perdeu duas estrelas em relação ao resultado de 2014.
Vale destacar que o Kia Picanto avaliado pelo Latin NCAP não corresponde ao modelo comercializado no Brasil, pois a unidade cedida ao órgão não era equipado com airbag duplo, obrigatório no Brasil. A ausência das bolsas infláveis foi determinante para o resultado pífio do Picanto, uma vez que a estrutura do carro, fabricado na Coreia do Sul, foi classificada como “estável”.
No caso do Peugeot 208, o que prejudicou o modelo foram as novas regras do Latin NCAP, mais rígidas. Em 2014, quando o compacto havia obtido quatro estrelas para segurança dos adultos e três para a das crianças, a entidade submetia os veículos apenas à colisão frontal contra um obstáculo imóvel numa velocidade de 64 km/h. A partir deste ano, além deste teste, entram nos critérios de avaliação a obrigatoriedade de dois crash test laterais (um simulando um veículo a 50 km/h colidindo na porta dianteira do carro a ser testado e outro uma batida contra um poste) e a eficácia do controle de estabilidade (se o carro não possui, perde pontos).
Pelas novas regras, o 208 conseguiu apenas duas estrelas para a segurança dos adultos (a das crianças se manteve em três). O calcanhar de Aquiles do modelo foi a proteção lateral que, sem a presença de airbags na região (há apenas os dois frontais), submeteu o veículo a um alto nível de penetração do obstáculo móvel após o impacto, simulando ferimentos no boneco do banco do motorista.