Lançado em 2021, hatch já passou por mudanças visuais e mecânicas
Fotos: Felipe Salomão/Divulgação
O Peugeot 208, que foi lançado em 2021, já passou por mudanças visuais, uma vez que ganhou novas garras do leão. Além disso, o hatch da Stellantis passa a contar com o famoso motor T200 1.0 litro turbo de até 130 cv, que equipa o 2008, assim como modelos da Fiat e Citroën, por exemplo. Todavia, como já é um modelo conhecido do grande público a pergunta é se vale a pena ter um usado. Por isso, a Revista Carro separou alguns pontos positivos e negativos do 208 GT, que foi avaliado por duas semanas.
No volante
Antes de falarmos sobre os pontos negativos e positivos, é preciso dizer como anda o Peugeot 208 GT, que tem preço de R$ 126.990. No volante, o modelo tem uma boa posição ao dirigir com volante mais baixo. Ademais, o hatch tem vigor nas arrancadas e nas retomadas, visto que os 130 cv e 20,4 kgfm de torque do motor 1.0 Turbo em um carro com apenas 1.157 kg, confere essa agilidade. A transmissão é automática do tipo CVT, que é confiável, só que é bastante ruidosa no dia a dia.
Em relação ao consumo, durante o período de teste conseguimos fazer uma média de 15,1 km/, o que o torna um “inimigo do posto”, sendo ideal para quem usa o veículo para ir de casa para o trabalho.
Quem comprar essa versão contará com visual esportivo, seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, painel de instrumentos 3D, rodas de 17 polegadas, apoio de braço para o motorista, câmera de visão traseira ‘VisioPark 180°’, entre outros.
Pontos positivos e negativos
Pontos Fortes
– Design ainda atual e atraente
– Motor t200 potente e eficiente
– Dirigibilidade agradável e ergonomia bem pensada
– Preço competitivo no mercado de usados
Pontos Fracos
– Espaço traseiro e porta-malas pequenos
– Piloto automático não muito intuitivo
– Multimídia pode apresentar problemas
– Desgaste de pintura pode ser um problema
Manutenção ruim ficou no passado
A manutenção do Peugeot 208 é relativamente acessível e, também, não há mais aquela preocupação com a manutenção, visto que o Peugeot deixou de ser um carro com defeitos crônicos, pois vem equipado com uma nova motorização confiável.
Contudo, é importante ficar atento aos preços de peças e serviços. Por exemplo, uma troca de óleo e filtro pode totalizar R$ 550, já a bóia medidora de combustível é de R$ 94, já a bomba de alta pode custar R$ 127. O bico injetor de combustível pode sair por R$ 89 e a bomba d’água tem preço que pode chegar na casa dos R$ 1.159. Por fim, o filtro de ar, óleo e de combustível podem chegar aos R$ 210.
Vale a pena?
O Peugeot 208 é um carro que oferece uma boa relação custo-benefício no mercado de usados. No entanto, é importante ficar atento aos pontos fracos e preços de peças e serviços. Com uma manutenção regular e cuidadosa, o Peugeot 208 pode ser uma excelente escolha para quem procura um carro confiável e com visual atraente.