Modelo francês acelera de zero a 100 km/h em 9 segundos mas supera os concorrentes?
Em setembro de 2023, a Peugeot lançou o 208 Turbo, que é equipado com motor T200 da Stellantis. Inclusive, esse propulsor equipa os Fiat Pulse, Fastback e Strada, além do Citroën C3 Aircross. Esse conjunto motriz entrega a potência de até 130 cv com torque de 20,4 kgfm, sempre alinhado com transmissão automática do tipo CVT, que simula sete posições. Isto posto, será o 208 T200 o hatch turbo mais rápido do Brasil? Veja comparativo.
Mais rápidos
Sim, o Peugeot 208 Turbo é o 1.0 turbo mais rápido e, também, mais potente vendido no Brasil, uma vez que tem potência de até 130 cv com torque de até 20,4 kgfm. Com isso, o hatchback acelera de zero a 100 km/h em apenas 9 segundos, atingindo a máxima de 206 km/h.
O segundo mais rápido deste ranking é o Hyundai HB20 1.0 turbo, que entrega até 120 cv com até 17,5 kgfm de torque, fazendo de zero a 100 km/h em 9,3 segundos, chegando aos 192 km/h de máxima. Inclusive, a Revista O Mecânico já fez o Raio X técnico desse modelo.
Os próximos candidatos estão empatados na “margem de erro”, com uma ligeira vitória para o Chevrolet Onix 1.0 Turbo, que tem potência de 116 cv e torque de 16,8 kgfm, fazendo de zero a 100 km/h em 10,1 segundos. A velocidade máxima é de 187 km/h.
Por fim, o Volkswagen Polo 1.0 TSI, que rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O modelo faz de zero a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h. Seria o carro mais rápido do comparativo mas a Volkswagen reduziu a potência do antigo 200TSi que tinha 128cv e hoje tem 116cv.
Versão 208 Turbo Style
Para nos ajudar neste comparativo, andamos novamente com o Peugeot 208 Turbo na versão Style, que é vendida no site da marca por R$ 111.490. Essa configuração traz diversos equipamentos como multimídia de 10 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, I-Cockpit 3D, ar-condicionado digital, câmera de ré com ângulo de 180 graus, rodas esportivas de 17 polegadas, teto solar panorâmico, entre outros.