Versão topo de linha GT avaliada já teve R$ 24 mil de aumento desde o lançamento

Lançado em agosto do ano passado, a segunda geração do Peugeot 2008 trocou de plataforma, ganhou desenho moderno, atualizou a mecânica e ficou mais confiável com o motor T200 1.0 turbo de 130 cv da Stellantis. Porém ao longo do tempo, faltam alguns equipamentos para o SUV leão especialmente contra os rivais mais vendidos Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. Além disso, desde quando começou a ser vendida, a versão GT, que foi avaliada pela Revista Carro por uma semana, teve R$ 24 mil de aumento.

Visual Moderno

Sem dúvida, o design do novo Peugeot 2008, apresentado em agosto de 2024, é um diferencial positivo, pois está alinhado com a versão europeia e se distancia do formato quadrado dos concorrentes do segmento, o que o torna chamativo nas ruas brasileiras. Além disso, conta com iluminação Full LED, inclusive nos indicadores de direção. Vale lembrar que ele usa a mesma plataforma CMP dos Citroën mas nem parece pois se trata de um carro bem mais refinado e acertado.

Se por fora o visual agrada, no interior, embora haja uma quantidade considerável de plástico rígido, conta com o renomado i-Cockpit da Peugeot, que proporciona uma ergonomia diferenciada por meio do volante compacto e do painel de instrumentos elevado em 3D, exclusivo na categoria. A central multimídia também é singular, agora mais ágil e sem travamentos como ocorre no 208. Isso facilita o controle do ar-condicionado digital e a conexão do Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fio, por meio de poucos toques na tela.

Outro destaque é o teto solar panorâmico, que se abre completamente, sendo que apenas a tampa de controle de luminosidade e de temperatura é manual, assim como no hatch da montadora. A câmera de ré também foi aprimorada, oferecendo uma resolução superior, que lembra a dos modelos chineses.

Espaço limitado e ausência de um pacote ADAS completa

O Peugeot 2008 possui dimensões semelhantes às de alguns concorrentes com seus 4,30 metros de comprimento, o que é 14 cm a mais que o modelo anterior, 1,77 metro de largura, 3 cm mais largo que a geração inicial, e 1,58 metro de altura. No entanto, o entre-eixos de 2,61 metros é reduzido. Assim, se por um lado os ocupantes do banco traseiro ganham mais espaço para os ombros, por outro, perdem em conforto para as pernas e podem até encostar a cabeça no teto caso ultrapassem 1,80 metro de altura.

O porta-malas também deixa a desejar, oferecendo apenas 374 litros de capacidade, exigindo criatividade do proprietário para organizar as bagagens de todos os passageiros.

A versão 2008 GT, comercializada por R$ 173.990, vem equipada com alertas de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas e detector de fadiga. No entanto, pelo preço elevado e considerando os concorrentes, o SUV da Peugeot decepciona por não oferecer controle de cruzeiro adaptativo, o que o tornaria ainda mais seguro. Desde seu lançamento, o modelo já teve um aumento de R$ 24 mil e, ainda assim, não é o mais completo do segmento.

Motorização Confiável é diferencial

Como é amplamente divulgado nas redes sociais, não é raro encontrar memes sobre a Peugeot e sua mecânica. Entretanto, ao adotar o motor T200 da Stellantis, que também está presente nos Fiat Pulse, Fastback e Strada, além dos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt, bem como no 208. Com isso, o modelo entrega um conjunto mecânico confiável e com bom desempenho.

Certamente, a montadora pode desagradar alguns entusiastas ao abandonar o famoso motor 1.6 THP. Já que agora tem apenas o propulsor 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Inclusive, a Revista O Mecânico já realizou uma análise completa com o diagnóstico elétrico desse conjunto motriz e indicou o lubrificante ideal para o motor, que não utiliza correia dentada banhada a óleo, mas sim uma corrente de comando, garantindo menor necessidade de manutenção. Além disso, a transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas, está presente em outros veículos da Stellantis, agregando ainda mais confiabilidade ao SUV, produzido em El Palomar, na Argentina.

Valor elevado

A versão GT do Peugeot 2008 testada pela Revista Carro passou de R$ 149.990 para R$ 173.990, um aumento de R$ 24 mil. Isso faz com que o modelo seja mais caro que o Volkswagen T-Cross Comfortline, vendido por R$ 171.490, mas mais acessível que o Hyundai Creta, que custa R$ 178.990. No entanto, ambos os rivais já vêm equipados com um pacote ADAS completo, o que pode levar os consumidores a optar por outra alternativa em vez do Peugeot 2008 GT.

Portanto, se o cliente busca um design moderno, desempenho satisfatório tanto na cidade quanto na estrada e um conjunto mecânico confiável como o motor T200, o Peugeot 2008 pode ser uma excelente escolha. No entanto, é importante estar ciente de que o modelo não oferece todos os equipamentos de segurança e que o espaço interno pode ser um inconveniente para quem tem uma família grande.

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