SUV compacto pode chegar aos R$ 169,9 mil

O Peugeot 2008 chegou ao Brasil em 2016 com um visual já arrojado para época. Pois bem, 8 anos se passaram e o SUV compacto foi perdendo espaço para novos players, que traziam mais modernidade, o que refletiu nas vendas do utilitário esportivo. Isto posto, a marca francesa, que está sob o guarda-chuva da Stellantis, atualizou o crossover com uma nova geração para deixá-lo competitivo, Para isso, a novidade fez um mix com desenho francês, produção na argentina e motor T200 brasileiro para voltar a ser atraente em um segmento bastante disputado.

Claro, a Revista Carro, que já tinha avaliado o crossover no lançamento, destaca alguns pontos positivos e negativos do novo Peugeot 2008. De cara é preciso dizer que design é diferenciado e alinhado com o vendido na Europa, a motorização 1.0 turbo de 130 cv deve por fim com os memes contra o modelo nas redes sociais, só que o preço salgado, chegando aos R$ 169,9 mil, e a falta de alguns equipamentos de ADAS, como controle de cruzeiro adaptativo podem afastar clientes.

Visual moderno é ponto alto

Sem dúvida o visual do novo Peugeot 2008, lançado em agosto de 2024, é um ponto positivo, visto que está alinhado com a versão europeia, além de fugir do desenho quadrado dos rivais do segmento, o que faz chamar atenção nas ruas brasileiras. Ademais, também há iluminação Full LED, inclusive na seta.

Se por fora é bonito, dentro, embora haja bastante plástico rígido, tem o famoso i-Cockpit da Peugeot, que traz uma ergonomia diferenciada com volante menor e um elevado painel de instrumentos em 3D, único do segmento. A central multimídia também é exclusiva e está mais rápida e sem engasgos como acontece com o 208. Com isso, é mais fácil controlar o ar-condicionado digital nela e, também, conectar o Android Auto e Apple CarPlay com ou sem cabo com poucos toques na tela. Outro ponto a destacar é o teto solar panorâmico que abre por completo, sendo apenas a tampa de controle de luminosidade manual, assim como acontece no hatch da marca. A câmera de ré também foi melhorada e agora conta com uma resolução com mais qualidade.

Aproveitamento de espaço não é uma vantagem

O Peugeot 2008 tem o mesmo porte de alguns concorrentes com seus 4,30 metros de comprimento, o que é 14 cm mais longo do que o anterior, 1,77 metro de largura, o que é 3 cm mais largo do que a primeira geração, 1,58m de altura mas o entre eixos de 2,61m é ínfimo. Portanto, se por um lado quem vai sentado no banco traseiro ganha espaço para os ombros, perde espaço para esticar as pernas e pode até bater a cabeça no teto se a pessoa passar os 1,80 metro de altura.

O porta-malas também é um ponto que deixa a desejar, pois tem apenas 374 litros, fazendo que o dono do veículo saiba “brincar de Lego” para encaixar as malas de todos os passageiros.

Faltou equipamentos ADAS

A versão avaliada pela Revista Carro durante uma semana foi a 2008 GT, que sai por R$ 169.990, e conta com alertas de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas e detector de fadiga. Todavia, pelo preço elevado e, também, pelos rivais, o SUV da Peugeot deixa a desejar por não ter controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo, o que o deixaria ainda mais seguro. Ou seja, desde o lançamento ele já ficou R$ 20 mil mais caro e não é o mais equipado do segmento.

Motor T200 para acabar com os memes

Como é de conhecimento de todos que estão nas redes sociais, é natural ver memes com a Peugeot, em relação a mecânica. Pois bem, ao optar pelo motor T200 da Stellantis, que também está presente nos Fiat Pulse, Fastback e Strada, além dos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt, assim como o 208, há um conjunto mecânico confiável e que também entrega uma boa potência.

Claro, a marca deve desagradar seus fãs ao não utilizar mais o famoso 1.6 THP. Agora, o crossover tem apenas o 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Inclusive, a Revista O Mecânico já fez uma análise complete com o diagnóstico elétrico desse conjunto motriz, bem como informou, qual o lubrificante correto para usar no motor desse veículo, que não utiliza correia dentada banhada a óleo, mas sim, uma corrente de comando, conferindo menos manutenção. Ademais, a transmissão é automática do tipo CVT, que simula sete velocidades, também presente nos outros veículos da Stellantis, conferindo ainda mais confiabilidade ao utilitário esportivo ,que é fabricado em El Palomar, na Argentina.

Preço salgado

O novo Peugeot 2008 é vendido na versão de entrada Active por R$ 139,9 mil, na Allure por R$ 149,9 mil e GT por R$ 169,9 mil. Isto posto, é mais caro do que os principais rivais, que mudaram recentemente, como o Volkswagen T-Cross, que tem preço entre R$ 119,9 mil e R$ 180,6 mil. Destaco, que o modelo da Volks com controle de cruzeiro adaptativo é oferecido por R$ 148,9 mil. Outro player dessa categoria que mudou há pouco tempo foi o Hyundai Creta, que agora não tem um visual polêmico, só que manteve a mecânica engraçada 1.0 TGDi de 120 cv, que sim, é menos potente do que o 2008, só que é mais equipado com ADAS e tem preços entre R$ 141,8 mil e R$ 189,9 mil, lembrando a versão topo de gama tem motor 1.6 TGDI de até 193 cv.

Ademais, a categoria de SUVs compactos conta com outros jogadores como Volkswagen Nivus, atualizado recentemente, Nissan Kicks, que vai ganhar novo visual e motor turbo em 2025, Chevrolet Tracker, que já teve a nova versão vista camuflada rodando pelo país, além do Caoa Chery Tiggo 5X, Renault Kardian, Fiat Pulse, Fiat Fastback, Citroën C3 Aircross, Citroën Basalt, entre outros.

Vale a pena pagar R$ 169,9 mil?

Dito tudo isso, se o cliente quer um visual moderno, que anda bem tanto na cidade quanto na estrada e que tenha uma mecânica confiável como o motor T200, o Peugeot 2008 será uma boa escolha. Agora, saiba que não terá todos os equipamentos de segurança e que o espaço interno vai deixar a desejar para quem tem uma família grande.

Roadmap Menang di Mahjong Wins Optimasi Scatter Hitam Era Baru Gates of Olympus Memimpin Saat Mahjong Ways Kehilangan Taji Olympus Menguat Mahjong Ways Melemah Pengali Petir Ikut Menyusut Petanitoto Tegaskan Standar Fair Play dengan Koleksi Hits Pragmatic Play 2025 Keamanan Nomor Satu Petanitoto Sajikan Pengalaman Bermain Bebas Kecurangan Mahjong Ways Meledak Ini Pola yang Sedang Disorot di PetaniToto Panas Percikan Las Panas Pula Berkah Kisah Rezeki Melimpah Hat Trick Hot Streak Data petanitoto soroti striker lokal yang sedang on fire Transport Publik vs Konsumsi BBM Siasat Hemat Petanitoto Tawarkan Event Online Tanpa Ongkos Jalan Fluktuasi harga pangan Tanjung Balai berbarengan dengan viralnya Sweet Bonanza Rp 156 juta Perbaikan Jalan Nasional Berlangsung PETANITOTO hadirkan sesi Starlight Princess untuk hiburan singgah sopir KRL perpanjang jam operasional PETANITOTO tawarkan checklist strategi Gates of Olympus Petanitoto Mengirim Wild Bandito Liburan ke Olympus Cari Scatter Hitam Mahjong Wins Mengaku Lelah Lalu Titip Scatter ke Ketua RT Black Scatter Tersesat di Kampung Bandito Lalu Didaftarin Petanitoto Gates of Olympus Jadwal Senam Pagi Bareng Kakek Zeus Petanitoto Wild Bandito Menyamar Jadi Ular Tangga di Lobi Mahjong Ways Petanitoto Zeus Ngutang Koin ke Bandito Demi Spin Malam Petanitoto Mahjong Wins Black Scatter Mengajar Matematika Petani Tebu Bandito Main Angklung di Gerbang Olympus Sambil Nunggu Drop Scatter Mahjong Ways Mengadakan Rapat Dadakan di Atas Awan Olympus Zeus Jadi Wasit Lomba Lari Kelinci Versus Bandito di Petanitoto Petanitoto menanam bibit Scatter di kebun Mahjong Ways panen Rp 600 juta Zeus buka jasa laundry multiplier sehari jadi tarif Rp 180 juta Wild Bandito buka warung kopi di reel tiga omzet Rp 230 juta Petanitoto sewa satpam khusus buat jaga simbol nakal gaji Rp 150 juta Petanitoto lelang kursi dewa petir edisi kolektor Rp 700 juta Petanitoto Gelar Sidang Dewan Scatter Zeus vs Bandito di Aula Olympus Kereta Listrik Olympus Mogok Bandito Dorong Reel Sambil Nyanyi Dangdut Black Scatter Ketiduran di Puncak Gunung Chip Dibangunkan Petir x500 Festival Layangan Mahjong Ways Tile Hijau Terbang Dikejar Kakek Zeus Wild Bandito Buka Kursus Etika Spin Mentor Tamu Zeus Berkumis Neon Petanitoto Resmikan Taman Nasional Scatter Wajib Helm Multiplier di Area Reel Rapat RT Reel Lima Mahjong Wins Ajukan Hujan Koin Tanpa Anggaran Bandito Naik Ojek Awan ke Gerbang Olympus Bayar Pakai Free Spins Zeus Buka Klinik Patah Hati Akibat Dead Spin Resepnya Teh Jahe NonTurbo Stasiun Luar Angkasa Petanitoto Luncurkan Satelit Pencari Pola Project Telinga Scatter Cerita Obraltoto buka musim bonus di Gates of Olympus dan Mahjong Ways Obraltoto hadirkan malam scatter manis Sweet Bonanza dan Lucky Neko Double event Obraltoto Starlight Princess bertemu Fortune Tiger Roadshow Obraltoto berburu multiplier di Sugar Rush dan Treasures of Aztec Jadwal turnamen Obraltoto Big Bass Bonanza dan Wild Bandito Laporan khusus Obraltoto pola panas Mahjong Ways edisi akhir pekan Program loyalti Obraltoto tiket gratis menuju free spins Gates of Olympus Tips Obraltoto manajemen modal saat kejar scatter di Lucky Neko dan Sugar Rush Cerita pemain Obraltoto tembus x500 di Starlight Princess dan Mahjong Ways Update fitur Obraltoto checkout cepat untuk rangkaian event Pragmatic Play
Share This