Depois de uma parceria de 11 anos e que foi encerrada em 2008, a Petrobras voltará a fornecer combustível e outras tecnologias à equipe Williams de Fórmula 1. O contrato foi assinado nesta terça-feira (18), no Rio de Janeiro, entre a companhia brasileira e a escuderia inglesa.
Segundo o comunicado à imprensa, além do combustível, a Petrobrás vai fornecer óleos lubrificantes para os carros da Williams. A parceria, no entanto, só será consolidada na temporada de 2015, por causa do período de validação junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A retomada do acordo foi impulsionada pelas novas regulamentações dos motores da Fórmula 1, que exigem combustíveis mais eficientes. A Petrobras enfatizou o compromisso de garantir à Williams “o melhor atendimento às novas demandas da competição”.
O texto divulgado pela companhia traz também uma declaração da presidente Maria das Graças Foster, lembrando que os 11 anos de trabalho em conjunto com a equipe resultaram em avanços significativos para a Petrobras, como o desenvolvimento da gasolina Podium.
A temporada da Fórmula 1 começará com o GP da Austrália , em 16 março, e a Williams terá como pilotos Felipe Massa e o finlandês Valtteri Bottas.