GM lidera vendas entre os veículos usados na capital paulista
Neste ano, mais de 10 milhões de carros usados foram vendidos no Brasil, abrangendo lojas, concessionárias, feirões e transações entre particulares. De 2023 a 2024, as vendas de veículos usados aumentaram 20%, uma vez que esses modelos são mais acessíveis e representam, em média, cinco vezes mais vendas do que os modelos novos, que têm preços a partir de R$ 70 mil.
Segundo a Potencial Pesquisas Inteligentes, que atualizou um levantamento em São Paulo, revelou as marcas e os modelos de carros usados mais vendidos em 2024, sendo a General Motors a marca mais procurada do consumidor que procura comprar um carro usado com 18,71% das vendas de usados, seguida por Volkswagen (14,37%), Honda (12,02%), Fiat (10,90%) e Hyundai (8,80%). Veja os dados da pesquisa.
Chevrolet Onix e Cruze: O Onix, compacto da GM, foi o carro mais vendido no Brasil por cerca de 4,5 anos. Com motores 1.0 e 1.4, todas as versões têm manutenção acessível, incluindo as automáticas (1.4). O Cruze, apesar de ter saído de linha recentemente, continua com boa relação custo-benefício e é apoiado por uma ampla rede de 600 concessionárias no Brasil.
Volkswagen Fox e T-Cross: O Fox é um dos modelos de usados mais procurados, superando até o Gol, que é líder nacional. Com motores 1.0 e 1.6, o Fox se destacou em todas as versões. O T-Cross, líder de SUVs no Brasil, tem alta aceitação no mercado de usados, com as versões 200TSi e 250TSi sendo as mais populares. Modelos de entrada, como o Sense, tendem a desvalorizar mais.
Honda Civic e Fit: A Honda mantém uma boa reputação em modelos novos, refletindo também no mercado de usados. Todas as gerações do Civic, desde o “New Civic” de 2007, continuam em alta. O Fit, conhecido por sua versatilidade, também é apreciado por sua mecânica robusta.
Fiat Palio e Mobi: A Fiat é conhecida por carros usados acessíveis e duráveis, com manutenção simplificada. Em São Paulo, o Palio se destaca entre os usados, enquanto o Mobi, subcompacto da marca, continua a ganhar aceitação.
Hyundai HB20 e Creta: O HB20 é um carro de sucesso no mercado de usados, com versões de entrada de motor 1.0 e 1.6 bem aceitas nas concessionárias. O Creta, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, é valorizado por sua robustez e a confiabilidade de sua mecânica, apesar de ter um consumo elevado.
*A pesquisa foi feita no Feirão AutoShow em São Paulo aos domingos desde o início de 2024 até o fim de setembro.