Desenvolvido pela Mercedes-Benz, equipamento de segurança foi registrado em 1971 e lançado comercialmente 9 anos depois
Um dos principais equipamentos de segurança passiva, o airbag foi introduzido pela primeira vez em um automóvel com o Mercedes-Benz Classe S, em 1980. Este ano, o registro da primeira patente do recurso – feita pela Daimler em 23 de outubro de 1971 – completa 50 anos.
O início do desenvolvimento do airbag pela Mercedes-Benz ocorreu em 1966. Cinco anos depois, a marca registrou a patente como “dispositivo de proteção para os ocupantes de um veículo motorizado”. O equipamento estreou primeiramente no Classe S (modelo 126), que trazia a combinação de airbag frontal para motorista e tensionador dos cintos de segurança (outro item inédito até então).
A partir de 1992, os airbags frontais para motorista e passageiro passaram a vir de série para os modelos Classe S, SL, 400 E e 500 E (modelo 124). Para os demais carros da gama, os airbags frontais foram disponibilizados como opcionais.
A evolução da segurança passiva continuou na marca com o lançamento de novas bolsas de proteção, como o airbag lateral (1995), o airbag de cortina (1998), o airbag lateral para cabeça e tórax (2001), o airbag de joelhos (2009) e, em 2013, o airbag lateral para tórax/pélvis e a bolsa de ar integrada ao cinto de segurança.
Outra inovação surgiu com o Classe S de 2005 (modelo 221), que inaugurou o sistema de abertura em dois estágios. Desta forma, o gerador de gás poderia inflar os airbags frontais em dois níveis, de acordo com a gravidade do acidente. Quarenta anos depois da introdução comercial no Classe S de 1980, a nova e atual geração atual do sedã (modelo 223) inovou mais uma vez com a estreia dos airbags frontais para os dois passageiros das extremidades do banco traseiro.
Fotos: Divulgação