Inspirado na arquitetura norte-americana dos anos 1930, o parque terá 40 veículos antigos da Ford
Um parque temático automotivo inspirado na arquitetura norte-americana da década de 1930, tem previsão para ser inaugurada em dezembro de 2025 em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha.
O Model A Village terá museu com 40 automóveis Ford das décadas de 1920 e 1930 (a maioria deles são o Ford Model A), posto de combustíveis retrô, cinema de época, relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, lojas e cafés.
O investimento é totalmente privado e totalizará R$ 30 milhões, gerando 20 empregos diretos na fase inicial. Detalhes como horários e preços de ingresso serão divulgados oportunamente, mais próximo da abertura oficial.
O projeto começou a tomar forma em janeiro de 2025, com a compra de uma área de 11.300 m² na localidade de Linha Araripe, às margens da RS-235, estrada que liga Nova Petrópolis e Gramado. O terreno fica em ponto estratégico, a 17 km do Centro dessas duas cidades turísticas e a 88 km de Porto Alegre.
Posto inspirado na famosa Rota 66
Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a Model A Village será composta por 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, cafés e lanchonetes, onde poderão ser saboreados lanches típicos norte-americanos daquela década. Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa dos Estados Unidos.
Museu
Dos 40 veículos expostos, aproximadamente 30 são Ford Model A impecavelmente conservados, o que inspirou o nome Model A Village. O acervo também será composto por 4 caminhões Ford Modelo AA e 4 jardineiras Ford, veículos que deram início ao transporte coletivo no Brasil e estão na memória afetiva da população. Uma delas, inclusive, é uma das primeiras jardineiras produzidas no País, em São Paulo, no ano de 1924.
Completam a lista dois tratores Fordson e até um avião Pietenpol Air Camper 1929 que usa motor de Ford Model A. Em um cenário especialmente ambientado, permanecerá em exposição um carro enferrujado, tal qual foi encontrado abandonado em um celeiro. Por fim, um dos modelos do acervo será o Ford Tudor 1930 na cor vermelho Blueberry. Totalmente restaurado, é equipado com motor de 4 cilindros 3.3 litros e 40 cv de potência, acoplado ao câmbio de 3 marchas.