Brabus 700 6x6

A Mercedes-Benz, provavelmente, é a marca de automóveis mais ligada aos consumidores que desejam ostentar a riqueza que possuem. Não é exagero afirmar que a estrela de três pontas incrustada (ou sobre) na grade frontal de um veículo parece exercer algum tipo de encanto na mente dos homens (embora muitas mulheres também sejam verdadeiramente fascinadas pela marca).

Militar - o sistema  de tração 6x6 é usado pela Mercedes em veículos militares

Assim, fica difícil imaginar um modelo da marca alemã que seja capaz de se sobressair, quando o assunto é chamar a atenção. Pensando nisso, a Brabus, empresa de preparação especializada em veículos Mercedes-Benz, escolheu um Classe G, famoso por sua robustez, para criar um “monstro”.

O motor V8 foi preparado pela AMG

Para começar, a empresa tratou de equipar o modelo com quatro bancos individuais e alongou a carroceria do G para 5,8 metros. Mas a principal novidade é um terceiro eixo motriz, instalado atrás do convencional, o que criou um legítimo 6×6. 

Tecnologia conhecida
Embora pareça estranho, um veículo com tração nas seis rodas não é novidade. A própria Mercedes-Benz utiliza esse sistema em modelos militares usados na Austrália. Sob a carroceria com visual intimidador, o Brabus 700 (nome que remete à potência do modelo) traz uma transmissão com cinco bloqueios de diferencial, gigantescos pneus off-road com compressor (para enchê-los ou esvaziá-los, de acordo com o terreno) e, claro um potente motor.

Estribos laterais reforçados

As quatro toneladas do gigantesco utilitário são movidas por um motor 5.4 V8 biturbo desenvolvido pela AMG, capaz de produzir os já mencionados 700 cv a 5.300 rpm e 97,9 mkgf de torque. Para se ter ideia do que esse propulsor é capaz, basta dizer que, mesmo com suas proporções descomunais, o Brabus 700 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7s4! Já a velocidade máxima aparentemente não empolga: 160 km/h. Mas lembre-se: são quatro toneladas em movimento.

Por dentro, acabamento personalizado

Em movimento, aliás, o veículo impressiona. As respostas ao acelerador são rápidas, e o utilitário se move com uma agilidade impressionante para o seu tamanho. É como um elefante de patins. Em compensação, na hora das manobras é preciso ter paciência. O gigante tem pequena capacidade de esterçar as rodas, e assim, se for preciso estacionar é melhor procurar uma vaga bastante espaçosa e que não exija muitas manobras.

Saídas de escapamento especiais

O melhor é observar a reação das pessoas. Sejam pedestres ou motoristas, todos arregalam os olhos, num misto de incredulidade e temor. Sim, temor que o Brabus desembeste e passe por cima dos outros automóveis na rua.

Para quem pode (muito)
Mas, como seria de se imaginar, não se trata de um brinquedo acessível. O Brabus 700 custa, na Alemanha, a bagatela de 468.741 euros, ou mais de dez vezes o valor de um novo BMW X3, por exemplo, que custa 43.250 euros.

Os controles adicionais no console superior

Em tempos de preocupação cada vez maior com o meio ambiente e de carros menores e mais eficientes, não deixa de parecer bizarro que uma empresa invista tempo e (muito) dinheiro para criar um automóvel tão grande, pesado e potente.

Mas, ao mesmo tempo, a iniciativa da alemã Brabus deixa claro que sempre haverá espaço para modelos destinados aos amantes de carros com muita potência e desempenho. Só é preciso ter dinheiro para bancar esses brinquedos.

Ficha técnica Brabus 700 6×6

Motor V8, dianteiro, longitudinal, com turbo e intercooler, gasolina; Cilindrada • 5.461 cm³; Potência 700 cv a 5.300 rpm; Torque 97,9 mkgf a 2.000 rpm; Câmbio • automático, 7 marchas, tração integral; Suspensão dianteira independente; Suspensões traseiras com eixo rígido; Carroceria • Picape, quatro lugares; Comprimento • 5,80 m, Largura 1,85 m; Altura 2,40 m; Peso • 4.090 kg. 

Desempenho

0 a 100 km/h • 7s4

Velocidade máxima 160 km/h

Preço básico • 468.741 euros

Share This