ZF-Superbanner-03.09 a 13.11.24

Primeira Divisão:

O sucesso de Honda Civic e Toyota Corolla entre os sedãs médios é impressionante. Basta dizer que, juntos, eles emplacaram 115.073 unidades em 2013, sendo que, nessa conta, o Civic entra com 60.970 carros e o Corolla com outros 54 103. Se somarmos as vendas de Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta e Renault Fluence, que aparecem nessa ordem no ranking de vendas e formam nossa 1ª divisão, as 54.753 unidades desses modelos sequer chegam à metade do volume registrado pelos sedãs das marcas orientais.

Chevrolet Cruze - Sucessor do Vectra, tem versões entre R$ 72.090 e R$ 85.890

O Cruze, que ainda tem a vantagem de contar com o legado do Vectra, um modelo que foi referência na categoria na época, não chegou a vender a metade do que a Honda conseguiu colocar de Civic nas ruas. Mesmo assim, como foi a preferência de 26.525 consumidores, ele alcança um honroso 3º lugar e sobe ao pódio ao lado do Corolla.

A Chevrolet oferece o Cruze somente com o motor 1.8 16V. Uma de suas versões mais procuradas é a LT automática que, com bancos de couro, é tabelada em R$ 77.690.

VW Jetta - Marcou a entrada da marca na categoria. Parte de R$ 67.990

Logo atrás do Cruze vêm o Volkswagen Jetta, que, depois do longevo Santana, marcou a volta da marca ao segmento com um produto realmente competitivo. Uma pena é o já defasado motor 2.0 8V flex da versão intermediária Comfortline, que custa R$ 72.290 com câmbio automático de 6 marchas. Para quem gosta de esportividade e pode ultrapassar a faixa dos R$ 90.000, o Jetta TSI com seu 2.0 turbo de 200 cv é a opção.

Renault Fluence - Nas lojas a partir de R$ 69.899, se destaca pelo porte imponente

Outro que oferece uma versão mais “apimentada” é o Renault Fluence. Sua configuração topo de linha GT (2.0 turbo, 180 cv, R$ 87.299) aposta no câmbio manual de 6 marchas para se diferenciar do dupla embreagem do Jetta TSI.

Quem não faz questão de muita disposição para acelerar encontra no Fluence Privilège (2.0 flex, 143 cv) um ótimo custo-benefício. Já com câmbio CVT, bancos de couro, central multimídia e ar-condicionado digital com duas zonas, dentre outros equipamentos de série, tem preço sugerido de R$ 79.499.

Segunda Divisão:

Eles podem não estar na elite de nosso campeonato, mas Ford Focus Sedan, Kia Cerato e Nissan Sentra têm em comum o fato de serem produtos atuais, com suas novas gerações lançadas há pouco tempo no mercado.

Cada um vende, em média, de 6.500 a 7.000 unidades por mês, o que está longe de ser considerado um número desprezível. Dos três, se você procura um carro que ofereça o máximo em tecnologia embarcada, escolha sem erro a opção topo de linha do Focus Sedan.

Ford Focus Sedan - Bem equipado, pode custar até R$ 89.990 na versão de topo

Só nele você encontra recursos como assistente de estacionamento e uma central multimídia completa que permite controlar todas as funções por comando de voz. O único senão é que você precisará pagar quase R$ 90.000 para usufruir de tudo isso.

O Focus se destaca também pela boa dupla formada entre o motor 2.0 flex com injeção direta e seu câmbio de dupla embreagem e 6 marchas.

Kia Cerato - Com câmbio automático e motor 1.6 16V Flex, seu preço é de R$ 67.900

Já o Cerato tenta cativar pelo custo-benefício. Ele traz o que se espera em termos de equipamentos para um carro dessa categoria e, na opção automática, não vai além dos R$ 70.000. Só que fica devendo em desempenho se comparado ao Focus Sedan.

Nissan Sentra - Renovado há pouco tempo, tem versões entre R$ 62.190 e R$ 73.490

O Sentra, por sua vez, só conta com o 1.8 16V sob o capô. Apesar do câmbio automático ser o preferido nesse segmento, vale a pena você dar uma volta com o Sentra manual, o qual é bem mais esperto do que o equipado com caixa CVT. A Nissan oferece boas promoções para ambos.

Terceira Divisão:

Agora vamos falar dos sedãs médios que vendem entre 4.000 e 5.000 unidades por mês e compõem, digamos, uma categoria de acesso ao compeonato principal. Curioso notar que, apesar de contar com bons produtos, as marcas francesas dificilmente “emplacam” nessa categoria.

Citroën C4 Lounge - Sucessor do C4 Pallas, custa entre R$ 60.990 e R$ 80.490

Entre os três modelos reunidos aqui, vale a pena você fazer um test-drive com o Citroën C4 Lounge antes de optar por um dos sedãs. Ele se destaca pelo ótimo acerto da suspensão e o bom nível de acabamento, um pouco conservador em se tratando de um Citroën, mas mesmo assim com bons materiais.

Peugeot 408 - Destaque para sua interessante opção com motor 1.6 turbo por R$ 75.990

Destaque para sua versão topo de linha 1.6 Turbo Exclusive, que tem no motor seu destaque. O mesmo conjunto mecânico, com câmbio automático de 6 marchas, também pode ser encontrado no Peugeot 408 Griffe THP, só que por um preço bem menor (R$ 75.990 contra R$ 80.490 do Citroën).

Hyundai Elantra - A Hyundai opta por oferecer o sedã completo a partir de R$ 83.400

Já que estamos nessa faixa de preço, esse parece um dos impedimentos para que as vendas do Elantra decolem. O representante da Hyundai é encontrado nas lojas com um valor inicial muito alto. Tudo bem, ele não fica devendo em equipamentos, mas faltam opções para ele atuar em um patamar abaixo.

E aí, já fez sua escolha entre os “times” das três divisões? Se você quer uma ajuda para decidir entre os modelos reunidos aqui considere o Cruze, Jetta TSI, Fluence, Focus Sedan e C4 Lounge. Eles são boas alternativas se você quer provar novos ares além de Corolla e Civic.

Share This