Primeira Divisão:
O sucesso de Honda Civic e Toyota Corolla entre os sedãs médios é impressionante. Basta dizer que, juntos, eles emplacaram 115.073 unidades em 2013, sendo que, nessa conta, o Civic entra com 60.970 carros e o Corolla com outros 54 103. Se somarmos as vendas de Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta e Renault Fluence, que aparecem nessa ordem no ranking de vendas e formam nossa 1ª divisão, as 54.753 unidades desses modelos sequer chegam à metade do volume registrado pelos sedãs das marcas orientais.
O Cruze, que ainda tem a vantagem de contar com o legado do Vectra, um modelo que foi referência na categoria na época, não chegou a vender a metade do que a Honda conseguiu colocar de Civic nas ruas. Mesmo assim, como foi a preferência de 26.525 consumidores, ele alcança um honroso 3º lugar e sobe ao pódio ao lado do Corolla.
A Chevrolet oferece o Cruze somente com o motor 1.8 16V. Uma de suas versões mais procuradas é a LT automática que, com bancos de couro, é tabelada em R$ 77.690.
Logo atrás do Cruze vêm o Volkswagen Jetta, que, depois do longevo Santana, marcou a volta da marca ao segmento com um produto realmente competitivo. Uma pena é o já defasado motor 2.0 8V flex da versão intermediária Comfortline, que custa R$ 72.290 com câmbio automático de 6 marchas. Para quem gosta de esportividade e pode ultrapassar a faixa dos R$ 90.000, o Jetta TSI com seu 2.0 turbo de 200 cv é a opção.
Outro que oferece uma versão mais “apimentada” é o Renault Fluence. Sua configuração topo de linha GT (2.0 turbo, 180 cv, R$ 87.299) aposta no câmbio manual de 6 marchas para se diferenciar do dupla embreagem do Jetta TSI.
Quem não faz questão de muita disposição para acelerar encontra no Fluence Privilège (2.0 flex, 143 cv) um ótimo custo-benefício. Já com câmbio CVT, bancos de couro, central multimídia e ar-condicionado digital com duas zonas, dentre outros equipamentos de série, tem preço sugerido de R$ 79.499.
Segunda Divisão:
Eles podem não estar na elite de nosso campeonato, mas Ford Focus Sedan, Kia Cerato e Nissan Sentra têm em comum o fato de serem produtos atuais, com suas novas gerações lançadas há pouco tempo no mercado.
Cada um vende, em média, de 6.500 a 7.000 unidades por mês, o que está longe de ser considerado um número desprezível. Dos três, se você procura um carro que ofereça o máximo em tecnologia embarcada, escolha sem erro a opção topo de linha do Focus Sedan.
Só nele você encontra recursos como assistente de estacionamento e uma central multimídia completa que permite controlar todas as funções por comando de voz. O único senão é que você precisará pagar quase R$ 90.000 para usufruir de tudo isso.
O Focus se destaca também pela boa dupla formada entre o motor 2.0 flex com injeção direta e seu câmbio de dupla embreagem e 6 marchas.
Já o Cerato tenta cativar pelo custo-benefício. Ele traz o que se espera em termos de equipamentos para um carro dessa categoria e, na opção automática, não vai além dos R$ 70.000. Só que fica devendo em desempenho se comparado ao Focus Sedan.
O Sentra, por sua vez, só conta com o 1.8 16V sob o capô. Apesar do câmbio automático ser o preferido nesse segmento, vale a pena você dar uma volta com o Sentra manual, o qual é bem mais esperto do que o equipado com caixa CVT. A Nissan oferece boas promoções para ambos.
Terceira Divisão:
Agora vamos falar dos sedãs médios que vendem entre 4.000 e 5.000 unidades por mês e compõem, digamos, uma categoria de acesso ao compeonato principal. Curioso notar que, apesar de contar com bons produtos, as marcas francesas dificilmente “emplacam” nessa categoria.
Entre os três modelos reunidos aqui, vale a pena você fazer um test-drive com o Citroën C4 Lounge antes de optar por um dos sedãs. Ele se destaca pelo ótimo acerto da suspensão e o bom nível de acabamento, um pouco conservador em se tratando de um Citroën, mas mesmo assim com bons materiais.
Destaque para sua versão topo de linha 1.6 Turbo Exclusive, que tem no motor seu destaque. O mesmo conjunto mecânico, com câmbio automático de 6 marchas, também pode ser encontrado no Peugeot 408 Griffe THP, só que por um preço bem menor (R$ 75.990 contra R$ 80.490 do Citroën).
Já que estamos nessa faixa de preço, esse parece um dos impedimentos para que as vendas do Elantra decolem. O representante da Hyundai é encontrado nas lojas com um valor inicial muito alto. Tudo bem, ele não fica devendo em equipamentos, mas faltam opções para ele atuar em um patamar abaixo.
E aí, já fez sua escolha entre os “times” das três divisões? Se você quer uma ajuda para decidir entre os modelos reunidos aqui considere o Cruze, Jetta TSI, Fluence, Focus Sedan e C4 Lounge. Eles são boas alternativas se você quer provar novos ares além de Corolla e Civic.