Chevrolet Onix é o que menos desvaloriza no mercado, segundo estudo

 

Na decisão de compra de um automóvel, você costuma pesar o fator valor de revenda? Caso sim, preste atenção em alguns sinais que determinados veículos dão de que vão desvalorizar mais do que os outros. Ser bem vendido, ter fabricação local e ser bem equipado desde a versão de entrada e ter uma rede ampla e sólida de atendimento são alguns pontos em comum com esses modelos.

Até o ano passado, não havia uma referência específica a partir de um estudo de depreciação. Isso mudou agora, pois a agência AutoInforme, em parceria com a Molicar, empresa de levantamentos de informações automotivas, resolveu premiar e divulgar um ranking completo dos modelos que menos depreciam.

“A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-venda, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda e à sua aceitação no mercado”, afirma Joel Leite, diretor da agência.

Segundo ele, perder valor é “normal”. “Em vez de questionar por que um carro se deprecia, deveríamos perguntar por que ele mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo.” O grande campeão do Prêmio Maior Valor de Revenda deste ano foi o Chevrolet Onix, com só 8,5% de desvalorização em um ano.

É um número a ser comemorado. Imagine comprar um automóvel hoje, pagando R$ 40.000 e revendê-lo em um ano, como usado, ao preço de R$ 36.600. É um senhor negócio. O estudo revelou extremos. Por exemplo, um automóvel com um ano de uso pode perder de 7% a 25% do valor inicial. Essa diferença pode aumentar ainda mais com a idade do modelo.

Para realizar a pesquisa, foram considerados os 100 modelos e as versões 0 km mais vendidos. Além das marcas e modelos vencedores desta primeira edição do Maior Valor de Revenda, foram analisados modelos de Audi, Chery, Citroën, JAC, Jeep, Kia, Land Rover, Lifan, Mercedes-Benz, MINI, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.

Chevrolet Onix à parte, outros 15 veículos foram destaque. Veja quais são, a categoria em que se encaixam e o percentual de desvalorização: Renault Master (Comercial, 10,7%), Fiat Palio Fire (Entrada, 10,9%), Volkswagen Golf (Hatch Médio, 10,3%), Fiat 500 (Hatch Premium, 12,4%), Chevrolet Spin (Minivan, 12,7%), Honda Fit (Monovolume, 11,7%), Fiat Palio Weekend (Perua, 13,8%), Fiat Strada (Picape Pequena, 11,2%), Toyota Hilux (Picape Média, 13,2%), Hyundai HB20S (Sedã Pequeno, 11,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio, 12,7%), Ford Fusion (Sedã Grande, 13,1%), Ford EcoSport (Utilitário Esportivo Pequeno, 11,1%), Honda CR-V (Utilitário Esportivo Grande, 11,9%).

A comparação foi entre o preço praticado do carro 0 km em novembro de 2013 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois. Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em novembro de 2013 e não os preços de tabela – que nem sempre são os que se encontram nas lojas. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação, como disponibilidade do produto, bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor.

CHINESES PERDEM MAIS
“No caso de veículos comerciais, picapes e utilitários esportivos a baixa depreciação é reflexo direto da robustez, qualidade e suporte da rede autorizada disponível no pós-venda e assistência técnica”, afirma o diretor da Molicar, Vitor Meizikas Filho. “Nos modelos de entrada, minivans e monovolumes, a menor depreciação é reflexo do volume de vendas do zero. Se existe a preferência é porque a relação custo-beneficio é melhor, diminuindo assim a depreciação.”

A julgar pelos números, os modelos chineses e alguns importados top de gama de marcas que não se enquadram exatamente no segmento de luxo são as que mais perdem valor de mercado. Os modelos que mais desvalorizaram em cada categoria foram Chery QQ (18,1%), JAC J3 (22,7%), Fiat Bravo (17,5%), Mini Cooper (16,6%), Renault Kangoo (20,5%), Kia Soul (18,6%), Volkswagen SpaceFox (14,2%), Chevrolet Montana (13%), Mitsubishi L200 (15,5%), JAC J3 Turin (22,3%), Peugeot 408 (17,5%), Hyundai Azera (23,8%), Chery Tiggo (21,5%), Jeep Grand Cherokee (18%) e Hyundai HR (13,1%).  

RANKING DE DEPRECIAÇÃO – HATCHES

Chevrolet Onix 8,5%
Fiat Palio 9,4%
Volkswagen Gol 10,5%
Ford New Fiesta 10,8%
Fiat Uno 11,3%
Volkswagen Fox 11,5%
Hyundai HB20 11,5%
Fiat Punto 12,3%
Renault Sandero 12,6%
Peugeot 208 13,2%
Citroën C3 13,2%
Toyota Etios 13,3%
Nissan March 13,5%
Chevrolet Agile 14,7%
Chery Celer 17%
Jac J3 22,7%

 

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