ZF Superbanner - 13.08-13.11

Você já pensou no custo que teria ao utilizar seu seguro? Ou baseado em que são estabelecidos os valores de prêmios e franquias? Um dos itens levados em conta pelas seguradoras é o índice de reparabilidade, criado Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

De uma forma simplificada, seus resultados são oriundos de alguns testes de colisão (crash test) realizados pelo órgão. Logo depois, os carros são levados para uma oficina modelo onde é feita uma análise das condições de conserto.

O Cesvi Brasil estabelece os vencedores por categoria sempre considerando a rapidez, custo do processo e disponibilidade de peças. A nota dada (índice) varia de 10 a 60, sendo que quanto menor o número, melhor as características de reparabilidade de determinado modelo.

Na tabela mais recente divulgada pelo Cesvi Brasil, de setembro deste ano, o Citroën C3 é o modelo mais bem colocado na categoria dos hatches compactos, com 14 pontos. Logo em seguida aparece o Toyota Etios (15), e, empatados em terceiro lugar, o Peugeot 208 e o Volkswagen Fox.

O Citroën C3 liderou a lista entre os hatches compactos

Ainda na mesma categoria, representando a Ford, o Ka entra em 6º lugar com média 25, e nas três últimas posições, a Fiat figura no ranking com o Novo Uno (40), Palio Fire (43) e Novo Palio (47).

Entre os hatches médios foram avaliados três modelos. A Peugeot lidera a lista com o 308 (24), seguido do Fiat Bravo (35) e um empate no terceiro lugar com Citroën C4 e Nissan Tiida, ambos com índice 37. Vale destacar, porém, que o Tiida não é mais vendido no Brasil.

Entre os monovolumes compactos, foram avaliadas o Citroën C3 Picasso, que ficou com a primeira posição na categoria com índice 29,  seguido pela Nissan Livina (39). Já para as picapes compactas, a VW Saveiro foi a que se saiu melhor na avaliação do Cesvi Brasil, com índice 25.

Outra categoria com grande número de modelos analisados, a dos sedãs compactos, o Toyota Etios Sedan foi o melhor avaliado, com nota 13. Depois dele figuram o VW Polo Sedan (15) e o Chevrolet Prisma (20). Já na outra ponta, os três piores modelos no segmento foram o Fiat Grand Siena (39), Renault Symbol (46) e Peugeot 207 Sedan (52).

A linha Etios, hatch e sedã, foi bem avaliada no índice de reparabilidade

Você pode conferir mais resultados clicando no link

Share This