Na última quarta-feira (9) ocorreu a solenidade da 19ª edição do Best Cars, que elegeu as melhores marcas e modelos de veículo à venda no Brasil. Realizada pela Revista Carro e pelo site Carro Online, da Motorpress, o maior grupo de revistas especializadas em motores do mundo, o evento contou com a participação dos principais dirigentes de montadoras, importadores, do setor de autopeças e associações de classe do segmento automotivo.

Entre eles estavam Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil; Gleide souza, diretora de relações governamentais da BMW; Laurent Barria, diretor de marketing da Citroën; Oswaldo Ramos, gerente geral de marketing da Ford; Paulo Carvalho Engler Pinto, diretor executivo da Fenabrave; Willian Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil, Ary Jorge Ribeiro, diretor de vendas da Kia; Marcos Martins de Oliveira, gerente nacional de vendas da Honda; Dimitris Psillakis, diretor de marketing e vendas da Mercedes-Benz; Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan; e Alex Schroeder, diretor de vendas e Marketing da Volksagen.

O Best Cars é a maior premiação automotiva do mundo, envolvendo 16 países, o que comprova a força da Motorpress Internacional, presente em 19 países, como Alemanha (com a revista Auto Motor Und Sport), Portugal (AutoHoje), Espanha (Autopista) e França (L’Automobile). Até mesmo China e Rússia participam da ação.

A solenidade foi aberta por Luiz Moan, que deu um panorama do mercado atual e falou da importância do prêmio: “A opinião do leitor sobre os automóveis e os atributos de imagem das fabricantes dá total respaldo ao prêmio e atesta a sua veracidade”, afirma Moan.

“Estamos orgulhosos de manter a tradição de reunir em nossa premiação ilustres representantes da indústria automobilística, para conhecerem o resultado da votação dos leitores da Carro e Carro Online sobre a imagem e produtos das diversas marcas instaladas e representadas em nosso país”, comentou a jornalista Isabel Reis, vice-presidente da editora Motorpress Brasil.

O Best Cars 2014 elegeu, por voto direto do leitor, 18 categorias com os melhores automóveis do mercado brasileiro, incluindo ainda as melhores marcas em atributos de Imagem como: Melhor Qualidade, Meio Ambiente, Maior Emoção, Melhor Negócio, Melhor Publicidade e Clientes Mais Satisfeitos.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, houve a Premiação Best Brands, também resultado de eleição pelos leitores e internautas da Revista Carro e do Carro Online, revelando as melhores cinco marcas do setor de autopeças em quesitos fundamentais para o consumidor como, Filtros, Lâmpadas, Lubrificantes, Pneus e Som Automotivo. 

A grande novidade e ponto culminante da noite foi quando Adrian Lualdi, CEO da Motorpress, apresentou uma nova estratégia, orientada a facilitar as relações entre fabricantes e vendedores de carros, por um lado, e compradores e usuários, pelo outro.

Para isso, a Motorpress lança mão de uma nova plataforma online, em desenvolvimento, que permite atuar em todas as quatro fases do processo de decisão de compra de um carro: 1) procura de informações; 2) busca de aconselhamento; 3) escolha do veículo; 4) decisão do local de compra. Fator chave na estratégia do grupo é a parceria anunciada com a empresa americana RevMaker, especialista em tecnologia e modelos de negócio no setor automotivo. 

“À informação e opinião qualificada que tradicionalmente dão as revistas, agregamos ferramentas online e mobile que permitirão ao usuário fazer escolhas mais bem embasadas. E para fabricantes e vendedores, daremos a possibilidade de interagir com o cliente potencial na hora crucial em que ele está para decidir. É um modelo de negócio que já faz sucesso nos Estados Unidos, mas inédito no Brasil, onde não existe nada semelhante”, diz Andrés Bruzzone, consultor responsável pelo novo desenvolvimento estratégico e publisher da nova operação.

“Estamos dando um salto na forma como trabalhamos, juntando comunicação com serviços, sem deixar de sermos uma editora, mas promovendo o encontro entre os consumidores e as montadoras, concessionários, financeiras, seguradoras, etc, de uma forma inovadora que vai começar no Grupo Motorpress pelo Brasil”, orgulha-se Isabel Reis. 

A pesquisa Best Cars, sobre a imagem das marcas de automóveis do país, nacionais ou importadas, que é originada com a votação dos leitores, será entregue à indústria e também estará à disposição dos jornalistas, como uma importante fonte de informação não só da imagem das marcas no Brasil, mas também nos países onde a Motorpress atua, com os mesmos quesitos de pesquisa e premiação dessas regiões.

A Edição dos Campeões, da Revista Carro do mês de maio, que irá para as bancas no dia 25 de abril, publicará os resultados completos e a cobertura da festa.

Confira os vencedores do Best Cars 2014:

Compacto: Hyundai HB20S
Compacto Premium: Audi A1
Hatch Médio: Volkswagen Golf
Sedã Médio: Kia Cerato
Station Wagon/Monovolume: Honda Fit
Luxo: Ford Fusion
Esportivo: Chevrolet Camaro
Executivo: BMW 535i
Top: Porsche Panamera
SUV: Audi Q3
SUV Premium: Range Rover Evoque
Pick-up: Ford Ranger

Vencedores nas Categorias de Imagem:

Clientes Mais Satisfeitos: Toyota
Maior Emoção: BMW
Meio Ambiente: Toyota
Melhor Negócio: Fiat
Melhor Publicidade: Fiat
Melhor Qualidade: BMW, Honda e Mercedes-Benz (empate)

Vencedores do Best Brands:

Filtros: ACDelco
Lâmpadas: Philips
Lubrificantes: Castrol
Pneus: Michelin
Som Automotivo: Kenwood 

 

 

Share This