Os SUVs automáticos mais baratos do Brasil

Listamos os prós e contras dos utilitários esportivos mais acessíveis do mercado brasileiro

  

A categoria de SUVs é a que mais cresce no Brasil – e isso inclui volume de vendas e de lançamentos. Entre os utilitários esportivos compactos, há mais de 15 opções no mercado, em uma ampla faixa que vai dos R$ 70 mil aos R$ 140 mil. Entre as opções mais acessíveis, listamos os 5 modelos com câmbio automático mais baratos do segmento. A seleção não inclui versões destinadas exclusivamente ao público PCD, geralmente posicionadas na faixa até R$ 70 mil (limite para isenção total de IPI e ICMS).

CAOA Chery Tiggo 2 Look AT

Caoa Chery Tiggo 2 Look AT

Preço: R$ 69.990

Produzido em Jacareí (SP), o Caoa Chery Tiggo 2 traz porte inferior a rivais como Duster e EcoSport, o que joga contra o espaço interno do modelo sino-chinês. Mesmo tendo o menor preço do grupo, o Tiggo 2 Look AT (R$ 69.990) traz boa relação de itens de série, como rodas de liga leve de 16 polegadas, sensores traseiros de estacionamento, luz de rodagem diurna em LED, central multimídia de 8 polegadas e monitoramento da pressão dos pneus.

Nesta versão Look, o Tiggo 2 não dispõe de controles de estabilidade e tração. Recurso raro no segmento é o sistema de freios a disco nas quatro rodas. O motor 1.5 flex gera 115/110 CV (E/G) e 14,9/13,8 kgfm (E/G) de torque. O câmbio, por sua vez, é um automático de apenas quatro marchas. Segundo dados do Inmetro, o consumo de etanol do Tiggo 2 é de 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada. Com gasolina, são 10 km/l e 11,9 km/l, na ordem.

 

Renault Duster Zen CVT 2021 

Renault Duster Zen CVT

Preço: R$ 77.790

Recém-renovado, o Renault Duster Zen CVT (R$ 77.790) traz um pacote modesto de série, que inclui controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, chave canivete, computador de bordo, sistema stop-start e retrovisores elétricos. O sistema de som é do tipo convencional, com entrada USB, rádio e bluetooth. Para levar central multimídia, é preciso investir R$ 3.000 no opcional Pack Techno, que inclui a tela Easy Link de 8 polegadas (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), controle de cruzeiro, faróis de neblina e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Destaques do Duster são o espaço interno e o porta-malas de 475 litros. O conjunto mecânico é o mesmo do antecessor, formado pelo motor 1.6 SCe de 120/116 cv (E/G) e câmbio automático do tipo CVT. O consumo homologado de etanol é de 7,2 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada. Com gasolina, 10,7 km/l e 11,1 km/l, respectivamente. 


JAC T40 CVT

JAC T40 CVT PACK 2

Preço: R$ 79.490

Apesar de mais caro que o Duster (o JAC é o único importado da lista), o T40 CVT Pack 2 (R$ 79.490) rivaliza em porte com o Caoa Chery Tiggo 2. O T40 vem de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, rodas de liga leve de 16 polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado digital e sistema stop-start.

Na prática, porém, vale investir R$ 3.000 extras e levar a versão Pack 3, que acrescenta itens desejados no segmento, como central multimídia de 8 polegadas, bancos e volante em couro, controle de cruzeiro, luzes de rodagem diurna em LED e 2 câmeras (frontal e traseira). Somente a gasolina, o motor 1.6 do T40 CVT produz 138 cv de potência e 17,1 kgfm de torque. Dados do Inmetro indicam consumo de 11,6 km/l (cidade) e 12,1 km/l (estrada).

 

Ford EcoSport SE 1.5 AT 2020

Ford EcoSport SE AT

Preço: R$ 80.840

A segunda geração do EcoSport estreou em 2012 e passou pela primeira reestilização em 2017. A versão SE 1.5 AT (R$ 80.840) vem de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, central multimídia Sync 2.5 com tela de 7″ e volante multifuncional com revestimento em couro. O motor 1.5 3-cilindros gera 137/130 cv e 16,2/15,6 kgfm de torque (E/G). Já o câmbio é automático de seis marchas e não dispõe de opção e trocas manuais. Segundo o Inmetro, as médias de consumo com etanol são de 7,1 km/l e 8,6 km/l (cidade/estrada). Com gasolina, são 10,3 km/l e 12,6 km/l.


Peugeot 2008 Allure Pack AT 2020

Peugeot 2008 Allure Pack AT

Preço: R$ 80.990

O Peugeot 2008 Allure Pack (R$ 80.990) traz de fábrica luzes de rodagem diurna em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, central multimídia com tela de 7 polegadas, controle de cruzeiro e airbags laterais (é o único da lista que vai além das bolsas frontais obrigatórias por lei). Seu motor 1.6 flex produz 118/115 cv (E/G) e 16,1 kgfm de torque com qualquer um dos combustíveis. Fornecido pela japonesa Aisin, o câmbio automático de seis marchas permite trocas manuais pela alavanca. Dados do Inmetro apontam médias de 7,3 km/l e 8,7 kml (cidade/estrada) com etanol e 10,5/12,8 km/l com gasolina.


Texto: Gustavo de Sá
Fotos: Divulgação

Share This