Novidade chega com preços mais salgados mas dará sobrevida a um dos carros mais vendidos no velho mundo
O Chevrolet Astra foi um carro de sucesso no Brasil. Importado da Europa para o Brasil a partir de 1994 teve a produção nacionalizada em 1998 e ficou até 2011 abrindo espaço para o Cobalt. Na Europa a nomenclatura Astra começou com a Vauxhall e chegou à Opel, hoje parte do grupo Stellantis. Agora, a Opel acaba de lançar as variantes híbridas do Astra nas versões hatch e também perua que passam a conviver com os modelos elétricos lançados em 2022.
As duas versões usam o motor 1.2 turbo combinado com sistema elétrico de 48V que ajuda a reduzir o consumo em 14% além de melhorar as emissões. Esse motor tem 134cv e 23kgfm de torque e o propulsor elétrico pequeno fica conectado ao câmbio automático de seis marchas. O motor elétrico gera 28cv e 5kgfm de torque adicionais para alimentar uma bateria de 48V montada sob o banco dianteiro.
O Opel Astra vem equipado de série com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência. além do painel digital conta com sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 10 polegadas e som premium. O Chevrolet Astra usa atualmente a plataforma EMP2, compartilhada com a linha Peugeot 308.
Com esse motor o Astra acelera de 0-100km/h em 9s e promete alcançar 210km/h. Mas o preço é salgado mesmo para os padrões europeus. Ele custa a partir de 36,4 mil euros (R$ 190 mil) enquanto a versão anterior a gasolina disponível até o ano passado custava 32,6 mil euros (R$ 178 mil).